O pós-consumidor, ao contrário das Gerações Z, Y, X e dos Baby Boomers, não é definido por uma faixa etária, mas por um novo comportamento. “Estamos falando de um comportamento que nasceu nas gerações mais novas e replica-se como meme nos mais diferentes perfis e personas”, explica Jacques Meir, diretor-executivo de Conhecimento do Grupo Padrão.
As pessoas querem viver sua maioridade e idade adulta de forma intensa, acumulando mais experiências breves em uma expectativa de vida longeva, sem as dores, os preconceitos e os padrões da maturidade. Nesse sentido, o pós-consumidor pode ser qualquer um, pois ele é mais do que um estereótipo: é um conceito. Ele compartilha as necessidades identificadas ou percebidas inicialmente pelos mais jovens. Ou seja, podem ser avós, pais ou os próprios membros das Gerações Y e Z que adotaram hábitos, antes alheios à sua própria realidade.
Outra premissa: ele é mais intolerante à falta de transparência e demanda atitude das empresas. Ou seja, não há espaço para meias-verdades. A chance de ele ser solidário e compreensivo é muito maior quando as companhias dizem a verdade, mesmo que ela não agrade.
Os 10 mandamentos do pós-consumidor
1) Ignora a faixa etária
Mais do que uma geração, o pós-consumidor é um conceito, um mindset que rompe com padrões e normas e, portanto, independe da idade.
2) Quer mais experiências pessoais
Busca experiências customizadas e que tenham a ver com seus valores.
3) Espera pró-atividade
Quer que as companhias atendam às demandas que sequer existiam. Deseja, portanto, que elas desvendem e resolvam suas necessidades.
4) Deseja agilidade
Por ser intolerante a tarefas que demandem esforço, exige fluidez nas compras. Ou seja, quer ter a opção de checkout e de pagamento por celular, por exemplo.
5) Prima por causas sociais e ambientais
O pós-consumidor se interessa por questões ligadas à natureza e por projetos sociais e espera que companhias defendam as mesmas causas.
6) Aprecia a transparência
Em tempos de Lava-Jato, não tolera meias-verdades e demanda transparência das empresas.
7) Exige igualdade
Questões ligadas à igualdade de gênero, ao respeito a etnias e à orientação sexual fazem parte do escopo do pós-consumidor. Ele não admite que as empresas tenham comportamentos preconceituosos com seus funcionários, tampouco com seus clientes.
8) Insiste em ser autêntico
O pós-consumidor quer assumir comportamentos e atitudes próprias. Isso o torna mais complexo para as marcas.
9) Ignora o marketing de massa
Não dá bola para campanhas que atingem milhões de pessoas. Quer se sentir importante para a empresa — tal como realmente é — e espera que o diálogo seja direto. É assim que ele irá se tornar fiel.
10) Valoriza a transformação
O pós-consumidor está em constante transformação. Assim como tudo que o cerca, demanda novas ideias, produtos e serviços.
Fonte: Portal no varejo.