O lixo eletrônico, também conhecido como e-lixo, é gerado pelas constantes mudanças tecnológicas dos computadores e celulares, já que os aparelhos antigos vão perdendo lugar e dando vaga aos novos produtos. Pensando nisso, as CDLs do 22º Distrito – que envolvem as cidades de Balneário Camboriú, Camboriú, Bombinhas, Porto Belo e Itapema – realizarão no dia 20 de julho a campanha “Recicla CDL”, 9h às 15h. (Confira abaixo os locais de coleta)
Cerca de 50 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos são jogadas fora, todos os anos, pela população do mundo. No Brasil, algumas empresas encontraram na reciclagem de aparelhos descartados uma boa oportunidade de mercado. A iniciativa tem apoio da Decosul, de Ascurra, empresa certificada pelos órgãos ambientais para fazer a coleta deste tipo de material.
A empresa do Médio Vale do Itajaí explica que o material arrecadado será descartado de forma correta. Nesse dia, a comunidade poderá levar até os pontos de coleta todo o tipo de material eletrônico como baterias, pilhas, celulares, computadores, acessórios, equipamentos de informática e eletrodomésticos, com exceção de lâmpadas. Em Timbó, onde a empresa fez campanha similar, em um dia foram arrecadadas cerca de 20 toneladas de e-lixo.
O Recicla CDL é um programa desenvolvido pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) de Santa Catarina e pelas CDLs, com apoio do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina. Com isso, há o estímulo para que as CDLs realizem anualmente a campanha de arrecadação e destinação final adequada dos resíduos eletroeletrônicos, exceto lâmpadas em geral.
POSTO DE COLETA RECICLA CDL (LIXO ELETRÔNICO)
Balneário Camboriú
CDL de Balneário Camboriú – Rua 902, nº. 530, Centro
Bombinhas
CDL de Bombinhas – Rua Baleia Jubarte, 242 – Sala 05, José Amândio,
Camboriú
CDL de Camboriú – Rua Olga Bernardes Amorim, 127
Itapema
Auto Posto Mar Azul – Avenida Nereu Ramos, 3550, Centro
Porto Belo
Praça em frente a Sicredi – Rua Joaquim Mendes, 25, Vila Nova