O Setembro Amarelo chegou e, com ele, a missão de conscientizar a população sobre o suicídio, de modo a tentar evitar esse problema (prevenível em até 90% dos casos). De olho nessa realidade a CDL de Balneário Camboriú inicia na próxima semana campanha de valorização da vida com foco nas suas rede sociais. Dados do Ministério da Saúde estimam que 14 milhões de pessoas no Brasil tenham diagnósticos de transtornos ou sofrimentos mentais. Cerca de 7,8% dos jovens com mais de 18 anos receberam diagnóstico de depressão.
O suicídio é considerado um problema de saúde pública e mata 1 brasileiro a cada 45 minutos e 1 pessoa a cada 45 segundos em todo o mundo. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas do HIV e da maioria dos tipos de câncer. Pelo menos o triplo de pessoas tentou tirar a própria vida e outras chegaram a pensar em suicídio.
Apesar de números tão alarmantes, o assunto ainda é tratado como tabu. Evita-se o assunto, o que só colabora para seu aumento dos casos, pois as pessoas muitas vezes não sabem que podem procurar ajuda. Os dados do Ministério também indicam que o número de atendimentos no SUS, o Sistema Único de Saúde, relacionados à depressão aumentou 52% em 4 anos, chegando a um crescimento de 115% entre os jovens em 2019. Um dos principais obstáculos para buscar ajuda, segundo o ministério, é o preconceito associado à depressão.
Uma boa opção para lojas de Balneário Camboriú, cidade que tradicionalmente desenvolve campanhas em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV) é aderir ao movimento com vitrines temáticas e laços amarelos, lembrando clientes e colaboradores sobre a importância de cuidar da saúde mental.