Trabalhar com vendas na internet já é a realidade de muitos brasileiros. O movimento foi impulsionado pela pandemia do coronavírus e mudança de comportamento dos consumidores que, hoje, adquirem mais produtos e serviços pela internet. A Lomadee, startup de consultores digitais do Movimento Compre&Confie, por exemplo, viu crescer em quase seis vezes o seu número de pessoas que procuram a independência financeira no varejo digital. Desde março de 2020, a empresa passou de 70 mil para 400 mil cadastros.
Contudo, muitas pessoas que acabaram de ingressar no ramo do marketing de afiliados, não sabem ao certo se é melhor atuar como consultor ou revendedor digital. Pois bem, antes de focar em uma das duas vertentes, é necessário entender como é a atuação direta entre cada uma delas com o consumidor digital.
O consultor on-line realiza venda direta para as pessoas. Sendo assim, normalmente, o consultor será requisitado pelo cliente e vai prestar todo o aporte necessário ao mesmo, esclarecer dúvidas sobre funcionalidades do produto e tentar encontrar a melhor oferta disponível.
O consultor pode atuar realizando divulgações de ofertas em seus canais de comunicação, mas, geralmente, ele atua com uma lista seleta onde mantém um relacionamento e divulga ofertas exclusivas. Ao anunciar esses produtos, o consumidor pode se interessar pelo item ou solicitar ao consultor para que encontre outra oferta dentro das caraterísticas em que busca como: preço, marca e garantia estendida.
“Possuo uma lista de clientes e faço um atendimento individualizado. A partir do contato do consumidor, procuro entender sobre suas necessidades para assim identificar o item que se encaixa dentro da expectativa. Faço o acompanhamento antes, durante e após a compra, inclusive, auxiliando com questões de assistência técnica”, afirma Everaldo Carniel, 45 anos, servidor público e consultor especializado on-line da Lomadee.
No caso do revendedor especializado on-line, ele também pode atuar com uma lista de contatos para a qual divulga ofertas exclusivas das principais redes varejistas, porém, os anúncios são feitos de forma mais massiva. Neste caso, ao invés de atender consumidores de forma individualizada e acompanhar todo o passo-a-passo, que vai desde a escolha do produto até o pós-venda, o revendedor vai atuar apenas divulgando as melhores promoções.
Fonte: Varejo Brasil