Para chamar atenção da população ao peso da carga tributária no Brasil, a CDL Jovem da Câmara de Dirigentes e Lojistas de Balneário Camboriú (CDL BC) realiza nesta quinta, 27 de maio, uma ação especial que promete descontos em diferentes produtos e serviços: o Dia Livre de Impostos (DLI). Como forma de materializar essa conscientização, CDLs Jovens de todo o país mobilizam empresários a comercializarem produtos ou serviços isentos de impostos, arcando eles mesmos com os impostos descontados nesse dia.
André Passos, coordenador da CDL Jovem de Balneário Camboriú, destaca que a ideia é incentivar empresários de diferentes segmentos, em especial do comércio local, a venderem, neste dia, produtos pré-determinados sem os valores dos impostos. “A entidade promove a ação para que os consumidores tenham a experiência de ter o poder de consumo ampliado por um dia. Desta forma, chamarmos a atenção da sociedade sobre a alta carga tributária que dificulta o crescimento do país”, acrescenta.
A data escolhida para o DLI, segundo o coordenador de Câmara Setoriais da CDL BC, Daniel Cenci, não é em vão. Um levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) aponta que, no Brasil, é necessário trabalhar cerca de 153 dias (cinco meses) só para pagar os tributos, os quais correspondem a mais de 40% do rendimento médio do trabalhador. Apenas nos setores de Maquiagem e Eletrônicos, por exemplo, as cargas tributárias são de 58% e 43%, respectivamente. “O DLI marca, simbolicamente, este período de cinco meses em que trabalhamos exclusivamente para pagar impostos. Apoiamos a Reforma Tributária e a CDL luta por ela há muitos anos”, detalha.
Empresas que participarão do DLI em Balneário Camboriú:
Lanci Madeiras Plásticas
Luciene Calçados
Filtros Europa
Papelaria Millenium
Restaurante La Vita
Ayty Higienização
Yang Modeladores
Rockfeller
Mestre Cervejeiro
Intelcam
Posto Dom Afonso
Select Ti
Média dos custos das cargas tributárias em diferentes segmentos:
Academia: 27%
Bebidas alcóolicas/cigarros: 43%
Bebidas sem álcool: 26%
Bijuterias: 34%
Bolsas e malas: 40%
Brinquedos: 34%
Cama, mesa e banho: 28%
Celulares: 40%
Chocolate: 34%
Estacionamento: 16%
Eletrodomésticos: 34%
Eletrônicos: 43%
Higiene pessoal: 46%
Remédios:31%
Restaurantes: 32%
Vestuário: 31%