Gás de xisto será abordado em seminário com o objetivo de disseminar informações técnicas e qualificar o debate. Foto: Divulgação
Opção para garantir o fornecimento de gás para o setor produtivo, a extração do insumo no xisto será o principal assunto do Seminário Oportunidades na Exploração do Gás Não Convencional, que será realizado nesta quinta-feira, dia 29, em Porto Alegre. O evento está sendo promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em associação com as Federações das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Paraná (FIEP) e Rio Grande do Sul (FIERGS).
Além das federações industriais do Sul, participarão Olavo Machado Júnior, presidente do Conselho de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI e presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), Francisco Gaetani, secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, Symone Araújo, diretora do Departamento de Gás Natural do Ministério de Minas e Energia (MME) e Shelley Carneiro, gerente executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI.
Ao longo do dia, especialistas representantes de MME, Agência Nacional de Petróleo (ANP), Associação Brasileira de Grandes Consumidores de Energia (Abrace), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Morgan Lewis’s Business and Finance Pratice, Imetame Energia, Instituto Brasileiro de Petróleo Gás e Biocombustíveis e Baker & Huges farão apresentações e participarão de debates sobre o assunto.
Na sexta-feira, dia 30, o projeto de construção de uma unidade de extração de gás a partir do carvão no Sul do Estado será debatido na Fiesc. O tema está no centro da pauta da reunião conjunta da Câmara de Assuntos de Energia e do Comitê para o Carvão Mineral da Federação. Também será abordada a aituação dos projetos a carvão mineral no leilão A-5.
Na última terça-feira, dia 27, ocorreu a primeira reunião formal do grupo de trabalho destinado a avaliar as alternativas de suprimento de gás natural para os Estados da região Sul. O encontro teve a participação de representantes da Fiesc e das federações do Paraná e do Rio Grande do Sul, da EPE, da ANP, da Abegas e de companhias de gás.
Segundo o diretor de Relações Industriais da Fiesc, Henry Quaresma, que participou da reunião, o grupo estabeleceu o prazo até dezembro para analisar fontes alternativas, demandas, sistema de transporte e produtores de gás. O trabalho também terá a finalidade de alimentar o Plano de Expansão da Malha de Transportes (PMAT).
Ainda de acordo com Quaresma, um estudo contratado pelas federações das indústrias e companhias de gás, para avaliar as demandas da região, será utilizado como uma das bases para o grupo de trabalho.
Serviço
Seminário Oportunidades na Exploração do Gás Não Convencional
Quinta-feira, 29 de maio, das 9h às 17:30h
Plenário Mercosul da FIERGS – Av Assis Brasil, 8787, Porto Alegre (RS)
Inscrições gratuitas pelo e-mail coinfra@fiergs.org.br até 27 de maio
Reunião conjunta da Câmara de Assuntos de Energia e do Comitê para o Carvão Mineral da FIESC
Sexta-feira, 30 de maio, das 11 às 12:30h
FIESC – Rod. Admar Gonzaga, 2765, Itacorubi, Florianópolis – SC
Informações pelo telefone (48) 3231-4330 ou e-mail camara.energia@fiescnet.com.br.
The post Indústrias do Sul discute extração do gás de xisto appeared first on Economia SC.
Via: economiasc.com.br