Setor industrial acumulou variação de -1,2% nos quatro primeiros meses do ano. Foto: Divulgação
A produção industrial nacional teve queda de 0,3% em abril, em comparação com março, na série livre de influências sazonais. É o segundo resultado negativo consecutivo nesse tipo de comparação, acumulando nesse período perda de 0,8%. Na série sem ajuste sazonal, na comparação com igual mês do ano anterior, o total da indústria apontou redução (-5,8%) em abril de 2014, após registrar queda de 2,0% em janeiro, crescimento de 4,6% em fevereiro e recuo de 0,7% em março último.
O setor industrial acumulou queda (-1,2%) nos quatro primeiros meses do ano. A taxa anualizada, indicador acumulado nos últimos 12 meses, ao avançar 0,8% em abril de 2014, mostrou clara redução no ritmo de crescimento frente ao resultado verificado em março último (2,1%). Na comparação com igual mês do ano anterior, o setor industrial mostrou queda de 5,8% em abril.
Com o resultado desse mês, o total da indústria ficou 4,5% abaixo do nível recorde alcançado em maio de 2011. Além da diminuição no ritmo de produção, observa-se a influência do efeito calendário, uma vez que abril teve dois dias úteis a menos do que igual mês do ano anterior.
No índice para o fechamento dos quatro primeiros meses de 2014, o total da indústria recuou 1,2% e mostrou clara redução de ritmo frente aos resultados do primeiro (3,1%), segundo (2,5%) e terceiro quadrimestres de 2013 (1,0%), todas as comparações contra iguais períodos do ano anterior.
Entre as grandes categorias econômicas, a maior perda de dinamismo foi observada em bens de capital, que passou de 11,4% no último quadrimestre do ano passado para -4,8% nos quatro primeiros meses de 2014, influenciado principalmente pela menor produção de bens de capital para equipamentos de transporte (de 7,3% para -10,3%).
Os segmentos de bens de consumo duráveis (de 0,9% para -1,0%) e de bens intermediários (de -0,5% para -1,5%) também apontaram taxas negativas no primeiro quadrimestre do ano, com o primeiro revertendo a expansão assinalada no último quadrimestre de 2013, pressionado em grande parte pela menor produção de automóveis (de -5,5% para -10,6%), e o segundo intensificando o ritmo de queda frente ao verificado nos últimos quatro meses de 2013. O setor produtor de bens de consumo semi e não-duráveis, ao passar de 0,7% para 1,1%, foi o único que mostrou ganho entre os dois períodos e permaneceu com a sequência de resultados positivos iniciada no último quadrimestre de 2012. (IBGE)
The post Produção industrial cai 0,3% em abril appeared first on Economia SC.
Via: economiasc.com.br