12 jun 2014

Embraco inicia novo negócio no Brasil

Embraco_Joinville_2

Modelo de negócio utiliza eletrodomésticos descartados para fazer produtos novos. Foto: Divulgação

A Embraco, líder mundial no segmento de compressores herméticos para refrigeração, amplia sua atuação no setor de eletrodomésticos de linha branca e refrigeração comercial, lançando neste mês uma nova operação. Nomeado como Nat.Genius, o modelo de negócio é focado em oferecer soluções de operação reversa e desenvolvimento de novos produtos. Para isso, a Embraco utiliza sua experiência de mais de 20 anos em manufatura reversa de compressores e sua atuação em Pesquisa e Desenvolvimento de materiais e tecnologias.

No mundo, a Embraco conta com aproximadamente 500 profissionais dedicados à Pesquisa e Desenvolvimento e uma estrutura completa de engenharia de materiais e química, além de parceiras com universidades. Este ativo é um dos principais diferenciais do negócio, que também conta com a experiência da Embraco em operar a mais eficiente fábrica de reciclagem de compressores do mundo, com capacidade para processar aproximadamente 2 milhões de unidades/ano.

“O que estamos fazendo com o lançamento do Nat.Genius é trazer a competência que a Embraco possui para contribuir com um melhor aproveitamento dos materiais que hoje são descartados, beneficiando toda a cadeia da indústria da refrigeração e de eletrodomésticos da linha branca”, explica Reinaldo Maykot, vice-presidente de Negócios e Marketing da Embraco. “Na prática, isso significa reaproveitar os materiais da cadeia de produção de uma maneira mais inteligente. A partir da coleta de produtos para reciclagem, a inovação que aplicaremos nesses processos de recuperação possibilitará uma maior valorização dos materiais contribuindo, assim, para o avanço do processo de economia circular*”, finaliza Maykot.

O Nat.Genius começa a operar no Brasil com um plano de expansão que prevê a criação de cinco unidades de manufatura reversa em regiões estratégicas do país para atender clientes da linha branca e também de refrigeração comercial.

“Temos um grande potencial de mercado no Brasil, pois a indústria ainda não possui soluções e infraestrutura suficientes às necessidades de operação reversa. O volume total de eletrodomésticos de linha branca e de refrigeração comercial descartados ao ano é de cerca de 500 mil toneladas”, comenta Marcos Fábio Lima, diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios Embraco. “Acreditamos que essa é uma necessidade que crescerá ainda mais com a Política Nacional de Resíduos Sólidos – que prevê a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e o acordo setorial para a logística reversa. Sendo assim, é nosso objetivo oferecer ao governo, empresas e sociedade uma solução de infraestrutura e tecnologias que satisfaçam as necessidades em operação reversa”, destaca Lima.

Além da operação no Brasil, que já conta com mais de 80 funcionários dedicados, o Nat.Genius nasce com planos de expandir suas atividades para regiões onde a Embraco já está presente como: Estados Unidos, China, México e Europa.

Inspiração na Natureza

O Nat.Genius é uma fonte de matéria-prima mais sustentável para outras indústrias em uma época em que o volume de resíduos cresce em ritmo acelerado. Há um esforço mundial – tanto da iniciativa privada, quanto da esfera governamental – para reduzir a geração de resíduos e promover seu correto aproveitamento, diminuindo o envio para aterros e, portanto, o impacto no meio ambiente.

Além da aposta em pesquisa e desenvolvimento para criar novos produtos, o Nat.Genius também conta com parceiros estratégicos para garantir aos seus clientes a reciclagem de 100% dos materiais que estão presentes em eletrodomésticos de linha branca e refrigeradores comerciais. “O Nat.Genius traduz o conceito de Economia Circular* aplicado na prática, gerando além de uma nova frente de negócio para a Embraco, um grande benefício para a cadeia de eletrodomésticos de linha branca, de refrigeração comercial e para o meio ambiente”, conclui Lima.

Novo negócio começa com importantes parcerias

O Nat.Genius começa sua operação com clientes como a Metalfrio, Vonpar, Elco e Whirlpool. Em cada uma dessas parcerias, a empresa prestará um modelo de trabalho diferente, atendendo a necessidade de cada uma das companhias de descarte e de novos produtos transformados por meio da economia circular. Em 2013 o volume de produtos processados e transformados em novos produtos foi de 7 mil toneladas. Para 2014, o Nat.Genius espera processar um volume de aproximadamente 12 mil toneladas.

No serviço oferecido à Metalfrio e à Whirlpool, o Nat.Genius será responsável pela manufatura reversa, fazendo a coleta e o processamento dos eletrodomésticos que não serão mais utilizados. A partir desse material serão desenvolvidos outros produtos, como pás feitas das chapas de metal das paredes dos refrigeradores.

A parceria com a Vonpar – engarrafadora da Coca-Cola nos Estados do RS e SC – que utiliza em seu negócio expositores e máquinas refrigeradas, também repassa seus produtos no final de vida para o Nat.Genius. Um exemplo de componente que é remanufaturado e reinserido no ciclo produtivo é o conjunto rotor / estator, parte do motor elétrico que é posteriormente utilizado em equipamentos de ventilação.

A prestação de serviço com a Elco envolve a compra de novos produtos fabricados pelo Nat.Genius a partir do alumínio reciclado. A Elco, fabricante mundial de motores elétricos e eletrônicos, estava em busca de um fornecedor que pudesse desenvolver e fornecer produtos com qualidade diferenciada. O fato de a Embraco empregar sua tecnologia neste projeto do Nat.Genius, além de suprir uma necessidade da Elco, trouxe também mais um produto exemplo de economia circular.

*Economia Circular – modelo que repensa as atuais práticas econômicas como um sistema regenerativo, no qual todos os materiais podem ser reaproveitados em outros processos industriais, gerando novos produtos evitando assim o desperdício e reduzindo o consumo de matérias-primas e o envio de resíduos a aterros.

The post Embraco inicia novo negócio no Brasil appeared first on Economia SC.

Via: economiasc.com.br