17 jun 2014

Atenção no pagamento de contas evita golpes

selo menor ainda

Eventos como a Copa atraem criminosos e usuários de cartão devem ficar atentos. Foto: Divulgação

Grandes eventos costumam atrair um número considerável de criminosos, interessados tanto no dinheiro movimentado quanto no anonimato que as multidões promovem. Com a Copa do Mundo, é preciso especial atenção para pagar as contas durante os jogos, para evitar clonagem do cartão. Para especialistas da Kaspersky Lab, algumas dicas podem dar proteção contra os golpes mais comuns em caixas eletrônicos e dispositivos de pontos de venda.

De acordo com o Banco Central, os cartões de crédito e débito são responsáveis por 70% de todos os pagamentos feitos no Brasil, quando não se paga com dinheiro. Os cartões com chips que usam senhas são aceitos por quase todas as empresas, até mesmo nos táxis.Apesar das notícias recentes sobre falhas de segurança em cartões com chips, eles ainda são mais seguros e mais difíceis de clonar que os cartões com a tarja magnética. Se o usuário ainda não tem um cartão com chip, pode perguntar no banco se é possível obter um.

Entregar os cartões para os funcionários de lojas e restaurantes que o cliente não conhece pode ser arriscado. Ele deve pedir ao funcionário que leve o terminal de pagamento eletrônico. Caso não seja possível, o cliente pode acompanhá-lo para fazer o pagamento.

Para evitar malwares e clonagem do cartão de crédito, o cliente deve, sempre que possível, tente pagar usando dispositivos de ponto de venda sem fio – eles são um pouco mais seguros que os mais antigos, conectados a portas seriais ou USB.

No Brasil, existem 118 caixas eletrônicos para cada 100.000 pessoas adultas, de acordo com o Banco Mundial. O país é o nono do mundo em número de caixas eletrônicos. Isso representa muitas oportunidades para os fraudadores instalarem ‘skimmers’, também conhecidos como dispositivos ‘Chupa Cabra’. O usuário pode cobrir o teclado enquanto digita a senha. Muitos ‘skimmers’ utilizam câmeras escondidas e, assim, serão frustrados.

“Seja cauteloso ao usar caixas eletrônicos ou pagar contas com seu cartão de crédito. Não se esqueça de que os criminosos virtuais aplicam esquemas mal-intencionados o tempo todo. Lembre-se também de que é muito mais seguro se as transações forem efetuadas na sua frente. Tenha cuidado com situações casuais ou acidentes em que seu cartão fique fora do seu alcance, mesmo que por um instante. Se isso acontecer, verifique se o cartão devolvido é realmente o seu. Se tiver alguma dúvida, comunique o fato imediatamente ao banco”, adverte Fabio Assolini, pesquisador sênior em segurança da Equipe de Pesquisa e Análise Global da Kaspersky Lab.

The post Atenção no pagamento de contas evita golpes appeared first on Economia SC.

Via: economiasc.com.br