18 jun 2014

Projetos da Ambev otimizam plantio de cevada

cevada foto ambev

Iniciativas visam estreitar a relação da empresa com os produtores agrícolas. Foto: Ambev/Divulgação

Com o objetivo de estimular melhores práticas agrícolas, como as de conservação do solo e da água, a Ambev dá inicio a três grandes projetos junto aos produtores de cevada da Região Sul do país. A empresa é hoje umas das maiores fomentadoras desse cultivo no Brasil, e consequentemente do desenvolvimento do setor agrícola nacional – em especial das cinco regiões atendidas por suas iniciativas: Paraná, Norte, Planalto, Centro e Sul do Rio Grande do Sul.

O projeto Smartbarley é um programa global para mapear junto aos agricultores as melhores práticas de produção de cevada. O trabalho será feito por uma equipe de agrônomos da Ambev, que estará em contato direto com os produtores para acompanhar de perto os cultivos, fazer análises comparativas e coleta de dados que possa ajudar a melhorar a qualidade da cevada. Os principais objetivos do Smartbarley são aumentar a produtividade agrícola, melhorar a gestão ambiental na agricultura e fortalecer os laços com os agricultores. O segundo projeto é o Programa de Excelência de Produtores, que irá reconhecer, fidelizar e estimular os melhores agricultores de cevada no país. Para isso, eles serão orientados a colocar foco na gestão para o alcance de resultados. O programa visa fortalecer o relacionamento entre a Ambev e seus provedores de cevada gerando um maior compromisso e fidelidade, além de aumentar o nível técnico de todos os envolvidos. Umas das práticas a ser disseminada por meio desses programas é o chamado plantio direto, que significa não remover o solo antes de semeá-lo. Pois isso pode ocasionar erosão, assoreamento de rios e também levar defensivos agrícolas às águas.

A Ambev desenvolverá em parceria com a cooperativa Agrária, o uso do programa Radar no cultivo de cevada. O sistema alia informações climáticas aos dados de estações experimentais para que o agricultor tome suas decisões de cultivo mais ciente sobre quais são as condições de umidade de solo e do ar; temperatura do ar; vento e probabilidade de chuvas; e tendo à mão modelagens do que está acontecendo e do que poder ocorrer no clima em até dez dias seguintes. Isso levará à otimização de recursos e ao aumento da produtividade por hectare. Atualmente, mais de 2.200 famílias de produtores rurais se dedicam ao cultivo da cevada para abastecer a indústria de cerveja no país.

Focada na sustentabilidade do negócio dos produtores, a companhia lança sua nova política de incentivo ao plantio de cevada para a safra de 2014. O destaque deste ano é o lançamento de uma terceira opção de preço para que o produtor venda o grão para a Ambev. Agora é possível optar pela comercialização com base em um teto mínimo e um teto máximo. Isso permite ao agricultor vender os grãos de maneira fracionada, acompanhando as oscilações do mercado. O preço mínimo é o valor da tabela fixa e o máximo é estipulado pela Ambev.

Assim como no ano passado, o produtor de cevada dispõe também de outras duas alternativas de preço para a venda: a Ambev disponibiliza uma tabela de valores por região (preços serão 10% mais altos se comprados a 2013) ou opta-se pelo preço determinado pela Bolsa de Chicago (CBOUT), mercado internacional de commodities que regula o valor de grãos e cereais. O produtor tem entre o dia de assinatura do contrato com a Ambev e 24 de abril de 2015 para analisar e definir o dia para vender os cereais para a companhia.

Nos três modelos à disposição, o produtor também escolhe a melhor opção de logística para a entrega do carregamento. As cultivares distribuídas para a safra de 2014 serão: BRSBRAU, BRS CAUE, BRS ELIS, MN610, MN743 e MN6021.

A Ambev possui duas maltarias no Rio Grande do Sul – Navegantes, em Porto Alegre, e Passo Fundo –, além de duas fábricas de bebidas – Sapucaia do Sul e Viamão. A empresa conta ainda com mais seis centros de distribuição no estado. São as unidades Guaíba, Porto Alegre, Pelotas, Sapucaia, Caxias e Santa Cruz do Sul, inaugurado no início de abril desse ano. Somente em 2013, a Ambev gerou mais de R$ 1,95 bilhão em impostos para o Estado (federais e estaduais). Em toda a cadeia, a Ambev emprega no Estado mais de 87 mil pessoas (entre funcionários diretos, indiretos e induzidos).

No Paraná, a Ambev está presente desde 1912, quando foi inaugurada a Cervejaria Atlântica, em Curitiba, que depois passou a fazer parte da Brahma. No Estado, a empresa conta com a fábrica na capital paranaense e outra em Almirante Tamandaré, além de uma unidade fabril em construção na cidade de Ponta Grossa e centros de distribuição direta em Curitiba, Francisco Beltrão e Londrina. No Paraná, a cadeia produtiva da Ambev emprega 63 mil pessoas entre vagas diretas, indiretas e induzidas. E a indústria da cerveja representa 10% da indústria de transformação local. Somente em 2013, a empresa gerou mais de R$ 1,13 bilhão em impostos para o Estado (federais e estaduais).

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Via: economiasc.com.br