26 jun 2014

Inauguram operações no berço 1 da APM Terminals

porto de itajaí foto berço 01_FOTO FELIPE COUTO

É a 1ª operação após a recuperação dos danos sofridos durante enchente em Itajaí. Foto: Felipe Couto/Divulgação

O Aldebaran, navio de contêineres com capacidade nominal de 2.800 TEUs (Twenty-foot Equivalent Unit) e de bandeira maltense, foi o primeiro cargueiro a operar no novo berço 1 da APM Terminals, empresa responsável pela operação de cargas no Porto de Itajaí. A embarcação, que faz a rota entre o Brasil e a Argentina, atracou nesta quinta-feira, dia 26, pela manhã e operou até o início da tarde. Esta é a primeira operação na nova estrutura, reconstruída após ser afetada pela enchente de 2011. Na época, as correntezas do rio Itajaí-Açu provocaram forte erosão e comprometeram o cais.

As obras foram concluídas e simbolicamente inauguradas em abril pelo Ministro dos Portos, Antônio Henrique Pinheiro Silveira, e desde então o berço aguardava testes estruturais e de equipamentos para começar a receber navios. Ricardo Arten, Diretor Superintendente da APM Terminals no Brasil, explica que foram investidos R$ 80 milhões na reconstrução. “O investimento vai assegurar maior flexibilidade operacional e aumento da produtividade dos navios”, acrescenta.

De acordo com informações da empresa responsável pela recuperação do berço, foi necessária a utilização de engenharia especial, como a instalação de uma cortina de estacas-prancha provisória para dar mais estabilidade à estrutura durante a reconstrução. A cortina foi removida após a concretagem do berço. Na reconstrução, foram utilizadas 167 estacas tubulares que variam de 28 a 50 metros de profundidade, diferença que se explica pelos diferentes tipos de solo encontro no leito do rio.

A construtora instalou ainda um sistema de mantas geotêxteis e blocos de concreto de 20 centímetros de altura no fundo do rio a 16 metros de profundidade. O investimento extra foi necessário para que o cais resista a eventos excepcionais como as correntezas da enchente de 2011. Esta obra de reforço, semelhante a um colchão de proteção, tem como objetivo evitar a erosão e a exposição das estruturas do cais em situações semelhantes no futuro.

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Via: economiasc.com.br