No Oeste de SC, em Barra Bonita , muitas comunidades estão isoladas por causa das chuvas. Foto: Prefeitura de Barra Bonita/ Divulgação
A Fetraf Sul (Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul) informou nesta sexta-feira, dia 27, que os agricultores familiares produtores de leite (que não está sendo coletado porque as vias de acesso estão interrompidas), suínos e aves (o alimento não chega nas propriedades) e trigo (junho e julho é a época do plantio) correm o risco de perder a produção e já contabilizam os prejuízos por causa da chuva.
De acordo com a federação, muitas destas famílias de agricultores também estão com as moradias comprometidas. A população de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul está em alerta devido as fortes chuvas que castigam algumas regiões dos Estados. Moradias e estabelecimentos comerciais foram destruídos pela força das águas, pontes e vias de acesso ficaram intransitáveis e em alguns municípios as aulas foram canceladas. A previsão para o final de semana é de mais chuva para os três Estados do sul. Os municípios mais atingidos já decretaram situação de emergência e calamidade pública.
O governo de Santa Catarina apresentou o relatório da Defesa Civil apontando os estragos nos municípios catarinenses ao Ministério da Integração Nacional em Brasília. Foram solicitados R$ 5,6 milhões para ações emergenciais. O ministério sinalizou com a aprovação de 100% do valor. Os prejuízos no Estado já ultrapassam R$ 500 milhões e mais de 460 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas.
O Estado do Rio Grande do Sul também está em alerta, muitos municípios decretaram situação de emergência, principalmente nas regiões Norte e Noroeste do Estado, e as famílias estão deixando suas casas e propriedades alagadas. Os municípios mais atingidos são os que ficam na encosta do Rio Uruguai.
No Paraná, as chuvas provocaram prejuízos na segunda semana de junho, principalmente nos municípios de Capanema, Realeza, Capitão Leônidas Marquês e Nova Prata do Iguaçu. As consequências se agravaram quando a Copel operou a abertura das comportas da UHE Salto Caxias e a quantidade imensa de água invadiu e destruiu casas, plantações, benfeitorias e acessos.
A Fetraf Sul acompanha e monitora as informações sobre os municípios atingidos pelas chuvas e solicita que os governos estaduais e federal busquem soluções imediatas para solucionar os problemas. Além de comprar cestas básicas e água e liberar máquinas para limpeza das rodovias é necessário recursos para a reconstrução das moradias e amparo da população. Para a agricultura familiar prejudicada com a chuva a Federação irá propor na próxima semana medidas emergenciais que auxiliem e amenizem os prejuízos e medidas de médio e longo prazo como a criação de um plano de prevenção, recuperação e reestruturação para os municípios.
The post Fetraf Sul informa que chuva já causa prejuízo appeared first on Economia SC.
Via: economiasc.com.br