Comitiva de SC foi à sede do DNIT, em Brasília, para tratar de obras para rodovias federais que cortam o Estado.Foto: James Tavares/Secom/Divulgação
Uma comitiva de Santa Catarina esteve na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em Brasília, para tratar de obras no estado. Entre os temas, estavam o acesso que liga Chapecó à BR-282 (trecho de duplicação da BR-480), no Oeste; e o acesso ao aeroporto de Correia Pinto, na Serra. A equipe catarinense foi recebida nesta quarta-feira, dia 9, pelo diretor-geral substituto do Dnit, Tarcísio de Freitas.
Cerca de R$ 100 milhões são investidos na obra de Chapecó, em parceria entre os governos federal e estadual. Os trabalhos começaram em 2010, com prazo de quatro anos para a entrega. O trecho duplicado tem 7,6 quilômetros com vias marginais nos dois sentidos.
O governador Raimundo Colombo e a secretária de Articulação Nacional, Lourdes Martini, trataram dos próximos repasses do governo federal. Uma parcela foi paga neste mês, garantindo a continuidade das obras, e um último pagamento ainda será realizado pelo governo federal, complementado com recursos estaduais. A obra completa conta com dois elevados no trevo de interseção com a BR-282 e três viadutos que vão dar fluidez ao trânsito.
A comitiva catarinense também relatou a situação das obras do aeroporto de Correia Pinto. A estrutura do novo aeroporto está pronta, mas ainda é preciso realizar as obras de acesso. O governo do Estado está finalizando readequações do projeto e assim que os novos documentos forem encaminhados ao Dnit, a questão será tratada com agilidade, informou o diretor Tarcísio. “O compromisso do Dnit é fazer a análise o mais rápido possível para poder liberar os recursos necessários”, explicou.
Na reunião, também foi destacado o bom andamento das obras de construção da quarta pista na BR-101, no trecho Morro dos Cavalos, em Palhoça. A proposta da quarta pista no trecho do Morro dos Cavalos foi apresentada pelo órgão como alternativa até a construção dos túneis que fazem parte do projeto de duplicação da BR-101 Sul. “Estamos perto de uma solução para esse gargalo”, destacou o diretor do Dnit.
Outro projeto citado foi a travessia urbana da BR-282, em Xanxerê, que em junho deste ano foi incluída no orçamento do PAC. O valor total da obra é de R$ 39 milhões e prevê 14 quilômetros de estrada, sendo oito quilômetros de via duplicada. Os trabalhos começaram em abril e devem ser concluídos até o final de 2014. A obra é considerada fundamental para o desenvolvimento da região, como via de escoamento da produção da agroindústria e de transporte para os portos catarinenses.
Um outro ponto que voltou a ser apresentado pelo governo do Estado foi a necessidade de incluir a duplicação da travessia urbana de cerca de oito quilômetros, entre Guaramirim e Jaraguá do Sul, no projeto de duplicação da BR-280. O Dnit ainda está avaliando o pedido.
The post Comitiva vai ao Dnit para tratar de obras em SC appeared first on Economia SC.
Via: economiasc.com.br