14 jul 2014

Chapecó sedia seminário sobre resíduos sólidos

Lâmpadas, pilhas, baterias, produtos químicos e solventes ficam armazenados temporariamente no aterro da Proactiva, em Biguaçu, e são enviados para aterros classe 1 em Blumenau e em Joinville. Foto: Jessica Melo/Divulgação

Lâmpadas, pilhas, baterias, produtos químicos e solventes ficam armazenados temporariamente no aterro da Proactiva, em Biguaçu, e são enviados para aterros classe 1 em Blumenau e em Joinville. Foto: Jessica Melo/Divulgação

Chapecó sedia nesta quinta-feira, dia 17, o Seminário Regional de Resíduos Sólidos: Avanços e Desafios da Política Nacional, que será realizado das 8h às 17h na Unochapecó. O objetivo é fomentar a prevenção e precaução, o desenvolvimento sustentável, a ecoeficiência, a cooperação entre as diferentes esferas do poder público e privado e a responsabilidade compartilhada. Segundo o presidente do Conselho das Entidades Empresariais de Chapecó (CEC), Edinei Roberto Scalvi, esse seminário tem importância para as empresas dos mais diferentes setores, em vista da necessidade de adequação às normas legais estabelecidas sobre o assunto, e por isso o Conselho enviou comunicado às 16 entidades e sindicatos filiados, para que valorizem a presença no evento.

De acordo o vice-presidente do Conselho Empresarial e presidente do Sindicato da Indústria de Material Plástico e Artefatos de Borracha do Oeste Catarinense (Sindiplasc), Djalma Velho de Azevedo, é muito importante a participação de todos os segmentos da sociedade no seminário. “Juntos podemos começar a resolver definitivamente as questões sócio/econômico/ambientais decorrentes do lixo urbano”, destaca.

Responsabilidade Compartilhada

O Plano Nacional de resíduos sólidos prevê a responsabilidade compartilhada pelos resíduos, conforme matéria publicada pelo EconomiaSC. A logística reversa é o fluxo contrário do material – do consumidor para o fabricante. Segundo o Diretor de Saneamento e Meio Ambiente da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável, Luiz Antonio Garcia Correa, para que ela saia do papel, é necessária a participação dos envolvidos. “Para tanto, a Política Nacional de Resíduos Sólidos traz como forma de implementação e operacionalização da logística reversa, os acordos setoriais e os termos de compromisso, sendo eles atos de natureza contratual, firmados entre o poder público e os fabricantes, importadores, distribuidores ou comerciantes. Também poderá ser implantada diretamente por regulamento, veiculado por lei ou decreto editado pelo poder executivo”, explica Correa.

Para o diretor, a atuação do Estado, seja ela direta ou indireta, depende do andamento e o estabelecimento dos acordos setoriais obrigatórios a nível nacional “para que se possa identificar as necessidades complementares nas diversas regiões e dos tipos de resíduos e, a partir destas, fundamentar propostas de desenvolvimento e aperfeiçoamento da logística reversa”, explica.

Segundo Correa, a responsabilidade pós-consumo pode trazer investimentos em inovação no projeto de produtos (ecodesign), além da redução de embalagens e otimização dos sistemas de distribuição, promovendo a prevenção da geração dos resíduos.

De acordo com a secretaria, já existe no estado catarinense a coleta de embalagens de agrotóxicos, de óleo lubrificante de veículos e suas embalagens, pilhas, baterias e de lâmpadas fluorescentes.

Programação do Seminário

O seminário, organizado pelo Fórum de Resíduos Sólidos de Chapecó e pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Unochapecó (ITCP), contará com três palestras: “Panorama Geral da Coleta Seletiva no Brasil e Política Nacional de Resíduos Sólidos”, que será ministrada pela representante do Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre), de São Paulo-SP, Talita Ribeiro; “Lixo ou Matéria-prima? Solução Racional”, ministrada por Marcos Stolf, do Instituto Dual de Educação, de Joinville-SC; e “Processo de Triagem e a Eficiência de Aproveitamento dos Resíduos Sólidos”, temática que será abordada pelo engenheiro químico Marcelo Boiani, de Chapecó.

O seminário é aberto para toda a população, assim como para representantes de entidades públicas ou privadas. As inscrições são gratuitas e serão feitas no local do evento, mas a presença deverá ser confirmada até esta terça-feira, 15 de julho, pelo telefone (49)3323-1889 ou pelo e-mail forumderesiduos@gmail.com.

The post Chapecó sedia seminário sobre resíduos sólidos appeared first on Economia SC.

Via: economiasc.com.br