Pesquisa mostra crescimento de 3,51% em maio, em relação ao mesmo mês do ano anterior. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Divulgação
O setor atacadista cresceu 3,51% no mês de maio, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. É o que mostra o estudo mensal da Abad (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores). O dado de maio ficou bastante próximo ao de janeiro, que foi de 3,59%. A previsão do setor era de aumento de 3,5% em 2014.
No acumulado do ano, o crescimento na comparação anual de janeiro a maio ficou em 2,66%, quase o mesmo percentual da evolução registrada sobre o mês anterior (abril), que foi de 2,67%. Com esses dados e com a diminuição do movimento do comércio, além da queda na intenção de consumo das famílias registrados em junho, não se descarta que futuramente a entidade revise as projeções do setor, em razão da crescente desconfiança do consumidor e de uma possível deterioração no mercado de trabalho.
Contudo, a Abad se mantém otimista, já que os dados negativos de consumo não afetam as regiões Nordeste e Centro-Oeste, conforme divulgação recente da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). Além disso, em todas as comparações, os números apresentam melhora em relação aos dados de abril, quando o acumulado do ano chegou a 2,45%, o crescimento sobre abril de 2013 registrou 0,70% e o crescimento sobre o mês anterior (março) foi de 1,98%. “Sendo os dados do atacado antecedentes aos do comércio, nossa expectativa é ver essa melhora refletida no varejo nos próximos meses”, afirma o presidente da Abad, José do Egito Frota Lopes Filho.
The post Segmento atacadista cresce 3,51% em maio appeared first on Economia SC.
Via: economiasc.com.br