17 jul 2014

BNDES assina acordos com bancos chineses

presidente da china xi jinping e dilma

Memorandos foram assinados na ocasião da visita oficial do presidente da China, Xi Jinping, ao Planalto. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR/Divulgação

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, assinou nesta quinta-feira, dia 17, memorandos de entendimento entre o Banco e instituições financeiras chinesas. A cerimônia foi realizada no Palácio do Planalto durante o encontro entre a presidenta Dilma Rousseff e o presidente da China, Xi Jinping, que está no País desde o início da semana para participar da VI Cúpula dos Brics.

Os memorandos firmados com os presidentes do Banco de Desenvolvimento da China (CDB), Hu Huaibang, e do Eximbank chinês, Li Ruogi, estabelecem cooperação mútua a fim de promover programas e o desenvolvimento de projetos de interesse comum entre os dois países nas áreas de infraestrutura, transportes, geração de energia, telecomunicações, pesquisa e desenvolvimento e agricultura.

Também permitem que os bancos possam realizar financiamentos, co-financiamentos ou criem consórcios para apoiar projetos de investimento no Brasil ou em outros países que atendam aos interesses e políticas operacionais de ambas as instituições e às políticas de ambos os países.

Dentre os instrumentos de cooperação, está incluída a possibilidade de concessão de linha de crédito do CDB ao BNDES para apoio a projetos de interesse comum, nos moldes do que já é executado com outros bancos de desenvolvimento multilaterais e agências governamentais. O memorando terá prazo de vigência de três anos.

O acordo com o Eximbank, com prazo de dois anos, tem como foco a cooperação em projetos em diversas áreas, entre elas a de energia, infraestrutura e aeronáutica; projetos de investimentos e comércio de produtos e serviços de alto valor agregado.

No financiamento à aviação, o BNDES poderá conceder empréstimos diretos ou estruturar operações em cooperação com o Eximbank chinês para alavancar financiamento às exportações de aeronaves brasileiras para a China ou terceiros mercados.

Com os memorandos assinados nesta data, o BNDES visa diversificar suas fontes de recursos, contribuir para a atração de investimentos para o Brasil e apoiar empresas brasileiras por meio do incremento ao financiamento às exportações ou do apoio aos seus investimentos diretos externos.

The post BNDES assina acordos com bancos chineses appeared first on Economia SC.

Via: economiasc.com.br