Por Jessica Melo
Em entrevista ao Economia SC, Paulo Lima, diretor e fundador do blog Ideia de Marketing, um dos maiores do país sobre este assunto, destaca a importância do branding para as empresas.
Para ele, o branding é algo novo no Brasil e surgiu devido ao aumento constante da concorrência e exigência dos consumidores.
Formado em marketing e especializado em branding, Lima irá ministrar um workshop intensivo sobre o assunto, por meio do projeto Ehduka, no próximo final de semana, nos dias dia 26 e 27.
Economia SC: Qual sua avaliação sobre a preocupação das empresas brasileiras na gestão estratégica de suas marcas junto ao mercado? Quando o conceito de branding começou a se dissipar no país?
Existe ainda um costume que, muitas vezes, impede o fortalecimento das marcas brasileiras: o imediatismo. O anseio por um crescimento acelerado e aumento de vendas em um período curto, prejudica a gestão das marcas do país. O branding é um trabalho que´demanda tempo para ser efetiva e neste ponto as empresas ainda pecam muito, campanhas pontuais podem dar resultados a curto prazo, mas não gerar valor para a marca no futuro. O branding no Brasil ainda é algo “novo”. No início dos anos 2000 que o tema começou a surgiu no país,principalmente pelo fato do aumento constante da concorrência e exigência do consumidor.
Economia SC: Como a gestão da marca promove a gestão e manutenção da confiança do consumidor ou cliente?
Quando a marca tem uma gestão consistente, com decisões estratégicas alinhadas a seus valores, o consumidor compra muito mais que um mero produto e serviço, ele praticamente assina um “contrato de confiança” onde as duas partes (consumidor e empresa) se relacionam de forma mais verdadeira e humana. Se o consumidor (ou cliente) se sente parte da comunidade da marca, sua confiança e lealdade aumentam.
Economia SC: Quais são as principais ferramentas ou táticas que podem compor uma estratégia de branding?
Existem diversas ferramentas que ajudam a empresa a chegar em sua plataforma de marca, que são as definições estratégicas de sua gestão. Com isso definido, o branding na verdade é a gestão das marcas alinhadas as estratégias de sua plataforma. Ou seja, do ambiente da loja e atendimento à sua comunicação nas redes sociais, por exemplo, ela deve manter sua identidade. Um fator importante neste processo é a crença dos gestores neste modelo de gestão que visa criar valor para a marca. Se os líderes não acreditam e não colocam isso em prática, dificilmente seus liderados irão colocar.
Economia SC: Qual o diferencial quando a empresa investe em branding, em vez de optar pela publicidade? Quais são os principais resultados?
Eu não indicaria a uma empresa um investimento apenas em uma coisa ou em outra. A publicidade é mais uma forma de “colocar o branding em prática”. O que é preciso levar em conta é se esta publicidade está seguindo as estratégias da marca. Se ela for feita apenas visando a venda, caímos na questão das ações pontuais, que podem gerar retorno rapidamente mas não visam a construção de algo mais sólido no futuro. A publicidade, assim como o endomarketing, as ações de PDV, a identidade visual, tudo isso precisa criar uma comunicação única param, de fato, gerar valor.
Economia SC: Como o branding pode ajudar as franquias? Pequenas empresas também podem optar pelo branding?
Nas franquias o branding é ainda mais necessário, pois se a marca tem certo comportamento em São Paulo e outro em Florianópolis, por exemplo, ela se tornará uma marca “esquizofrênica”. A marca deve unificar suas atitudes independente de onde estiver para não haja divergências no sentimento do consumidor.
Nas pequenas empresas, quando começamos um trabalho de gestão alinhado a nosso posicionamento, propósitos e personalidade, é possível fortalecer os pontos de contato que são muito importantes para gerar confiança no consumidor, e claro, gerir uma marca com valor que com certeza trará frutos no futuro.
Economia SC: Quais seus principais cases de sucesso em consultoria em branding?
Como empreendedor, fundei e faço a gestão do Ideia de Marketing, um blog que começou com investimento de 100 reais e hoje leva conteúdo para milhares de pessoas por mês por sua comunidade, e realiza eventos em todo Brasil com facilitadores já renomados, além de ter aberto outras frentes como a consultoria e treinamento in company. Acredito que este retorno se deve a um trabalho consistente e com um propósito que é fortalecido desde o início: transformar pessoas e empresas através do conhecimento, conteúdo e criatividade.
Como consultor, trabalho com pequenas e médias empresas, que conseguiram se diferenciar pelo trabalho de construção de marca através de seus valores e proposta. Nosso última consultoria foi para a Reflete, uma empresa de capacitação que tinha um desafio grande ao chegar no mercado: desvincular treinamentos de atendimento e liderança (por exemplo) a conteúdos maçantes que são focados diretamente em vendas. A história das fundadoras, seus valores e personalidade, foram estudados e levados a prática através de um trabalho de construção e definição de plataforma de marca, criando uma diferenciação importante para uma empresa pequena e que está começando agora.
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Via: economiasc.com.br