24 jul 2014

ExportaSC é lançado no oeste catarinense

Projeto foi apresentado, nesta semana, para empreendedores da região oeste catarinense. Foto: Divulgação

Projeto foi apresentado, nesta semana, para empreendedores da região oeste catarinense. Foto: Divulgação

O ExportaSC, projeto de internacionalização de micro e pequenas empresas catarinenses, realizado pelo Sebrae/SC com operação da Duvekot Corporation, foi lançada nos municípios de Pinhalzinho, na Associação Comercial e Industrial (ACIP); em Chapecó, na Feira Metalmecânica + Corte e Conformação, no Parque da Efapi e; em Concórdia, na Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS). O cronograma desta semana também incluiu seminários em Caçador e Joaçaba e segue, a partir da próxima terça-feira, dia 29, nas demais regiões do Estado.

O analista técnico da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae/SC e coordenador do projeto, Douglas Luis Três, ressaltou que o objetivo é preparar micro e pequenas empresas catarinenses para competir no mercado norte-americano, visando aumentar a competitividade e fortalecer o posicionamento estratégico, institucional e de marketing. “Santa Catarina conta com 342 mil micro e pequenas empresas. Nosso objetivo é que até o dia 29 de agosto, quando encerram as inscrições, tenhamos o maior número possível de empreendimentos inscritos”.

A equipe da Duvekot Corporation – formada por Vanessa Deeke,Delano Souza e Leonardo Machado – explanou que o mercado americano é atraente para o estabelecimento de empresas catarinenses. Quase 11% do valor total de exportações do Estado é direcionado aos Estados Unidos. Isso significa mais de US$ 1 bilhão, tornando os Estados Unidos o principal comprador dos produtos de Santa Catarina. A forte estrutura portuária e logística garante o escoamento de grande parte da produção.

O ExportaSC oportunizará o ingresso de micro e pequenas empresas nos Estados Unidos com todo apoio e suporte de um programa de incubação. As ações incluem capacitação de empreendedores, visitas técnicas, suporte administrativo, jurídico, fiscal, marketing, comercialização, operação e logística. “Serão 36 meses de capacitação gratuita que oportunizarão aos empreendedores catarinenses selecionados dar um grande passo rumo a um mercado internacional desafiador e com grandes oportunidades para empresas brasileiras”, enfatizou Douglas.

Poderão se cadastrar indústrias de micro e pequeno porte e empresas que apresentam potencial para internacionalização. As empresas que participarão do projeto serão definidas por meio de processo seletivo que terá como critério a análise e cruzamentos entre demandas do mercado norte-americano e características da empresa candidata, seus produtos e serviços.

Próximos seminários

Em São Bento do Sul, o seminário de internacionalização será realizado na terça-feira, dia 29; em Florianópolis, no dia 30; em Cricíuma, no dia 31; e em São João Batista, Itajaí e Brusque no dia 5 de agosto. Em Lages, o seminário será apresentado no dia 7 de agosto; em Blumenau e Rio do Sul, no dia 11 de agosto; em São Miguel do Oeste, em 12 de agosto e em Joinville, 22 de agosto.

The post ExportaSC é lançado no oeste catarinense appeared first on Economia SC.

Via: economiasc.com.br