Medidas para redução de custos e geração de competitividade no comércio exterior serão abordados no Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex 2014). Em sua 33ª edição, o evento se mantém como o principal fórum de diálogo entre empresários e governo e reunirá representantes de toda a cadeia de negócios do comércio internacional nos dias 7 e 8 de agosto, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro.
O evento reunirá empresários, executivos de empresas públicas e privadas, consultores, especialistas e autoridades que discutirão os entraves e as potencialidades do comércio exterior brasileiro. “O governo precisa focar em ações que gerem maior competitividade, elevando a produção e reduzindo o custo”, afirma o presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), José Augusto de Castro.
Apesar das perspectivas negativas da balança comercial para 2014, um setor tem demonstrado dinamismo, segundo Castro, – os de serviços de engenharia. “Esse segmento é grande gerador de exportações de produtos manufaturados, além de viabilizar o acesso ao mercado internacional para centenas de pequenas e médias empresas, que, isoladamente, não teriam condições de efetivar exportações. A propósito, é importante frisar que apenas cerca de 15 países no mundo exportam permanentemente serviços de engenharia, sendo um status para esses países, entre os quais se inclui o Brasil”, afirma Castro.
The post Desafios do comércio exterior pautam Enaex 2014 appeared first on Economia SC.
Via: economiasc.com.br