A logística e seu impacto na suinocultura brasileira será um dos temas abordados no simpósio. Foto: Divulgação
Chapecó sediará o VII Simpósio Brasil Sul de Suinocultura e VI Pig Fair, um dos maiores eventos técnicos de suinocultura do país, a partir desta terça-feira, dia 5, no Centro de Cultura e Eventos Plinio Arlindo de Nes. Os organizadores esperam reunir até quinta-feira, dia 7, mais de mil pessoas para debater os desafios do setor.
O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, participa da abertura do evento às 19h30. O painel de abertura, às 14h, será sobre diarreia epidêmica suína com o professor Amauri Alfieri, Dr. Daniel Linhares, Dra. Janice Zanella e Dr. Nilo Chaves de Sá.
Segundo o secretário da Agricultura, Airton Spies, a doença vem causando grandes problemas na produção de suínos, principalmente dos Estados Unidos e Canadá. “Felizmente a doença não está no Brasil, mas nós precisamos discutir os mecanismos de defesa para evitar que a diarreia epidêmica suína chegue aos nossos rebanhos”, diz.
Entre as entidades que vão debater as maneiras de garantir a sanidade do rebanho catarinense está a Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina).
O secretário destaca ainda a importância do evento para a economia catarinense, já que Santa Catarina é o maior produtor nacional de suínos e o maior exportador. “Por seu status sanitário diferenciado, Santa Catarina tem a capacidade de exportar para mercados exigentes como o Japão, que exige que os produtos sejam originados em área livre de febre aftosa sem vacinação certificada pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE)”, afirma Spies.
Na quarta-feira, dia 6, o gerente de operações da Aurora, Celso Cappellaro, aborda a logística e seu impacto na suinocultura brasileira, seguido pelo tema inseminação artificial intrauterina, com o pesquisador e professor da UNOESC, Paulo Bennemann. “Fatores que influenciam a qualidade do sêmen de reprodutores suínos” será apresentado por Daiane Donin, da UFPR Palotina, e o PhD em nutrição animal Alysson Saraiva fala sobre “Estresse oxidativo em fêmeas suínas hiperprolíficas”.
O doutor em sanidade animal Everson Zotti abordará o uso correto de antibióticos e a adequação às regras específicas de cada mercado importador sobre a presença de resíduos na carne suína. O segundo dia encerra com a palestra sobre “Aditivos Alternativos e restrição à utilização de antibióticos na suinocultura”, com o médico veterinário Dr. Christophe Paulus.
Na quinta-feira, dia 7, o dr. Geraldo Alberton, da UFPR, fala sobre o “Impacto das perdas econômicas por problemas locomotores nas matrizes” e o médico veterinário Vinícius Espeschit de Morais apresenta o “Custo da reposição de plantel, formas de minimizar as perdas”.
O médico veterinário PhD em epidemiologia, Eduardo Fano, encerra a programação com “Abordagem Sistemática para o Entendimento e Controle das Doenças Respiratórias” e o especialista em sanidade suína Marcelo Almeida com “Complexo Respiratório”.
The post Chapecó sedia Simpósio Brasil Sul de Suinocultura appeared first on Economia SC.
Via: economiasc.com.br