Fórum Exame reúne desde 2004 autoridades, pensadores de renome internacional e líderes da iniciativa privada . Foto: Divulgação
Evento que desde 2004 reúne autoridades, pensadores de renome internacional e líderes da iniciativa privada para discutir como concretizar e consolidar todo o potencial econômico do nosso país, o EXAME Fórum será realizado no dia 13 em São Paulo. Este ano, os debates e palestras terão como pano de fundo a projeção do BRASIL 2020 — o que esperar da economia brasileira nos próximos cinco anos e como construir as bases para nosso real desenvolvimento.
Um dos chamados a contribuir com essa reflexão é cientista político americano Chris Garman, especializado em mercados emergentes e diretor da consultoria Eurasia Group. No EXAME Fórum 2014, Garman vai mostrar o que os investidores estrangeiros esperam do Brasil nos próximos cinco anos. O economista e professor da Universidade de Columbia (EUA), José Alexandre Scheinkman, vai abordar o desafio de conciliar crescimento econômico e pleno desenvolvimento.
A discussão também passa pelo projeto político dos candidatos à presidência este ano. Por isso, EXAME Fórum contará com a participação do candidato Eduardo Campos (PSB), do ministro Guido Mantega (que vai abordar a plataforma econômica da candidata Dilma Rousseff) e Armínio Fraga (representante do candidato Aécio Neves, do PSDB).
Entre os palestrantes e debatedores estão Luiz Cláudio Costa, secretário executivo do Ministério da Educação; a socióloga Maria Alice Setúbal, presidente da Fundação Tide Setúbal; Maria Helena Guimarães Castro, diretora da Fundação Seade; o economista Ricardo Paes de Barros; Paulo Leme, presidente do Conselho de Administração do Banco Goldman Sachs e de Walter Schalka, presidente da Suzano Papel e Celulose; além dos economistas Eduardo Giannetti da Fonseca, Nelson Barbosa e José Roberto Mendonça de Barros.
Iniciativa da revista EXAME, o EXAME Fórum acontece no Hotel Unique e é patrocinado pela Vivo, MAN e Confederação Nacional da Indústria — CNI.
FÓRUM EXAME 2014
BRASIL 2020: O que esperar da economia brasileira nos próximos cinco anos e como construir as bases para nosso real desenvolvimento
DIA: 13 DE AGOSTO
Horário: 9 às 17h
Local: Hotel Unique – Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 4700 – Jardim Paulista – São Paulo
Programação
9h – 9h10: ABERTURA
Fábio Barbosa – presidente executivo da Abril
9h10 – 10h: PALESTRA DE ABERTURA: O BRASIL, DE HOJE E DOS PRÓXIMOS 4 ANOS, VISTO PELOS INVESTIDORES – O que os donos do capital esperam do país nos próximos quatro anos. Ainda somos um país de oportunidades? O que os investidores têm a oferecer ao Brasil?
Chris Garman–Analista Político – EurasiaGroup
10h – 10h50: DEBATE: EDUCAÇÃO – A PRIORIDADE BRASILEIRA – Como recuperar, em quatro anos, parte do tempo perdido em relação às economias desenvolvidas.
Luiz Cláudio Costa –secretário executivo do Ministério da Educação
Maria Alice Setúbal –socióloga e presidente da Fundação Tide Setúbal
Maria Helena Guimarães Castro – diretora executiva da Fundação Seade
Ricardo Paes de Barros -economista
10h50 – 11h20: COFFEE BREAK
11h20 – 12h10: DEBATE: OS PRÓXIMOS ANOS, NA VISÃO DO MERCADO FINANCEIRO E DOS EMPRESÁRIOS – Afinal, há consenso ou divergência entre eles quando o assunto é o futuro econômico do Brasil? Juros. Inflação. Câmbio. Abertura ou Protecionismo.
Paulo Leme –presidente do Conselho de Administração do Banco Goldman Sachs
Walter Schalka-presidente da Suzano Papel e Celulose
12h10 – 13h00: MINHA PLATAFORMA ECONÔMICA E DE DESENVOLVIMENTO PARA O BRASIL 2015-2019
Eduardo Campos – candidato do PSB à Presidência da República
13h – 14h10: ALMOÇO
CONFERÊNCIA:CONQUISTAS, DESAFIOS E A TENDÊNCIA PARA A ECONOMIA NOS PRÓXIMOS ANOS
Guido Mantega -ministro da Fazenda
14h20 – 15h10: MINHA PLATAFORMA ECONÔMICA E DE DESENVOLVIMENTO PARA O BRASIL 2015-2019
Arminio Fraga – representante do candidato Aécio Neves (PSDB)
15h10 – 16h10: PALESTRA: COMO CONCILIAR O CRESCIMENTO ECONÔMICO E O PLENO DESENVOLVIMENTO DO PAÍS
José Alexandre Scheinkman – economista da Universidade Columbia
16h10 – 17h: DEBATE – O Brasil precisa de uma mudança de rota em sua política econômica? O que mudar? O que não mudar?
Eduardo Giannetti da Fonseca –economista, professor do Insper
Nelson Barbosa –ex-secretário do Ministério da Fazenda
José Roberto Mendonça de Barros – economista, sócio da MB associados
17h: Encerramento
The post Exame Fórum 2014 debate cena econômica até 2020 appeared first on Economia SC.
Via: economiasc.com.br