No período de janeiro a julho, a inadimplência acumulou elevação de 0,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Foto: Divulgação
A inadimplência do consumidor registrou alta de 4,0% em julho de, na comparação com junho. Na variação anual, o indicador apontou crescimento de 11,0%. Os dados são de pesquisa da Serasa Experian. No período de janeiro a julho de 2014, a inadimplência acumulou elevação de 0,6% em relação ao mesmo período do ano passado.
Segundo os economistas da Serasa Experian, as dificuldades oriundas do cenário econômico atual, caracterizado por juros altos, inflação em termos anuais próxima do teto superior da banda (6,5%) e enfraquecimento do mercado de trabalho estão produzindo um quadro de elevação moderada da inadimplência. Além disto, o fim dos feriados/paralizações, que predominaram em junho durante a primeira fase da Copa do Mundo, também impactaram o resultado da inadimplência em julho, especialmente os cheques devolvidos e títulos protestados.
Na comparação mensal – julho contra junho – os protestos foram os principais responsáveis pelo avanço do indicador, com variação de 21,2% e contribuição de 0,3 p.p. Os cheques sem fundos e as dívidas não bancárias (junto aos cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica, água etc.) também subiram 11,6% e 6,1% e contribuíram com 0,9 p.p. e 2,7 p.p., respectivamente. Já a inadimplência com os bancos apresentou leve alta de 0,3% e contribuiu com 0,1 p.p.
O valor médio das dívidas com os bancos apresentou queda de 6,8% nos primeiros sete meses de 2014 na comparação com o mesmo período do ano anterior. Já a inadimplência não bancária, os cheques sem fundos e os títulos protestados tiveram alta de 14,1%, 4,6% e 3,1%, respectivamente.
The post Inadimplência do consumidor sobe em julho appeared first on Economia SC.
Via: economiasc.com.br