13 ago 2014

Inflação continua pressionada no segundo semestre

Política monetária contracionista está contribuindo para a desaceleração nos preços. Foto: Divulgação

Política monetária contracionista está contribuindo para a desaceleração nos preços. Foto: Divulgação

O relatório de mercado Focus, divulgado pelo Banco Central na última segunda-feira, dia 11, mostrou queda nas expectativas de inflação e de crescimento. Espera-se uma inflação de 6,26% em 2014 e um crescimento do PIB de 0,81%. De acordo com o professor de economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Pedro Raffy Vartanian, “a política monetária contracionista que teve início em 2013, e elevou a Selic de 7,25% para 11% ao ano em 2014, está contribuindo para a desaceleração nos preços. Paralelamente, ao conter a inflação, a taxa de juros elevada prejudica o crescimento econômico”.

O economista destaca, ainda, que apesar da queda recente de alguns preços, a inflação continuará pressionada no segundo semestre de 2014, com destaque para o aumento nos preços das bebidas que será causado por mudanças na tributação e pelo provável reajuste no preço dos combustíveis. Além, é claro, do típico aumento da demanda por bens e serviços no último trimestre do ano.

A Universidade Presbiteriana Mackenzie está entre as 100 melhores instituições de ensino da América Latina, segunda a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação.

The post Inflação continua pressionada no segundo semestre appeared first on Economia SC.

Via: economiasc.com.br