05 set 2014

Dilma vistoria ponte em Laguna, hoje

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Presidente deve chegar no município hoje, por volta das 13h. Foto/ Divulgação

A candidata à presidência, Dilma Roussef (PT), visita hoje, 4, a partir das 13, a ponte Anita Garibaldi, em Laguna. A informação foi revelada pela prefeitura do município. No momento, a obra entra na última e mais complexa etapa, ao todo, 79% do projeto já foi concluído. A estimativa de entrega é em maio de 2015.

Com quase 3 mil metros de extensão, a ponte em Laguna, no Sul de Santa Catarina, ganha contornos finais que podem ser vistos a olho nu. A estrutura que leva o nome da guerreira Anita Garibaldi, que está sendo erguida sobre o Canal das Laranjeiras, é prometida para ficar pronta ainda durante o verão.

Na etapa final da obra, também a mais delicada e de alto grau de dificuldade, os dois mastros centrais já recebem os primeiros cabos de aço (estais) que em breve formarão a parte mais formosa da estrutura – o vão central estaiado. Mesmo com o sol baixo do entardecer, os operários não param. Em tempo de maior pico, chegaram a trabalhar na construção 1,8 mil funcionários.

Agora cerca de 1,3 mil se dividem em turnos e avançam na construção das duas extremidades da estrutura que rapidamente culminará no fechamento do vão central.

Com 79% da obra total concluída, o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Tubarão, Avani Aguiar de Sá, explica que o prazo de conclusão é maio de 2015, mas a expectativa é entregar antes.

“Estamos terminando a construção dos pilares no lado sul, no pilar 42 e faltam quatro. Pode ser que fique pronta ainda no verão”, diz.

A incerteza quanto ao prazo, explica Aguiar de Sá, é devido a complexidade de execução desta etapa final. Por ser uma parte tecnicamente complicada é difícil prever problemas que possam surgir.

O engenheiro e coordenador de supervisão da obra contratado pelo DNIT, Oscar Eigio Isaka, explica que esta é a única ponte no mundo estaiada em curva com mastros centrais, cujos estais também são centrais no eixo da obra.

“Pontes em curva com estais laterais, ou seja estais nas bordas, ou mistas, existem outras com certeza, inclusive parece que a estaiada em São Paulo é um exemplo”, cita Isaka.

A ponte Anita Garibaldi será a segunda maior ponte estaiada em funcionamento no Brasil, perdendo apenas para o ponte que passa sobre o Rio Negro, no Amazonas.

A intenção é diminuir o fluxo do trecho Sul da BR-101. Depois de pronta a ponte Anita Garibaldi, além de encantar turistas, servirá para diminuir o fluxo em um dos gargalos mais complexos do trecho sul da BR-101. De acordo com o DNIT, cerca de 27 mil carros passam diariamente pelo local e, conforme uma estimativa da Polícia Rodoviária Federal, durante a temporada o número de veículos chega a triplicar.

Na alta temporada, o trecho entre a ponte e o morro do Formigão, em Tubarão, chega a registrar filas de até 20 quilômetros.

Outra obra que também promete contribuir com o fluxo na BR-101 é a do túnel do Formigão, em Tubarão, que segundo o DNIT deve ficar pronta até o fim do ano. O túnel de 530 metros que começou a ser construído em fevereiro de 2013 está concluído, falta agora a parte de drenagem e pavimentação.

A engenheira fiscal do Departamento, Márcia Tsunokawa Chaves, explica que a ponte de 2.815 metros está sendo construída entre um espaço maior sobre a lagoa de Imaruí e avança em uma curva para que motoristas possam trafegar a uma velocidade média de 100km/h. Diferente da velocidade média atual que fica em torno de 80 km/h – o que contribui ainda mais para evitar os constantes congestionamentos.

Com a duplicação da BR-101, a expectativa é zerar as filas na região. As obras da ponte de Laguna começaram em 2012 com um orçamento de R$ 597 milhões. Hoje estima-se um investimento total em torno de R$ 650 milhões na construção.

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Via: economiasc.com.br