08 set 2014

30 startups brasileiras participam do Disrupt 2014

SocialBase participa de conferência de tecnologia no Vale do Silício. Foto: Divulgação

SocialBase participa de conferência de tecnologia no Vale do Silício. Foto: Divulgação

A Feira do TechCrunch Disrupt, um dos mais importantes eventos do mundo na área de tecnologia, foi aberta nesta segunda-feira, dia 8, e segue até quarta-feira, dia 10, com a participação de 30 startups brasileiras em São Francisco, na Califórnia.

Das startups brasileiras, nove são catarinenses. O grupo brasileiro é apoiado por uma iniciativa entre o Sebrae, que selecionou as empresas e vai custear parte das despesas de viagem, a Apex-Brasil, responsável pelo treinamento dessas empresas para a participação no evento. As empresas representam 13 estados brasileiros.

Segundo a gestora de projetos, Flávia Egypto, a ação conjunta nasceu de uma necessidade de se apoiar as empresas brasileiras no evento. “Em 2012, nós estivemos em São Francisco e percebemos uma participação descentralizada do Brasil. Algumas empresas até contaram com apoio de entidades regionais, mas entendemos que se a ação fosse coordenada nacionalmente e apoiada pela Apex-Brasil, as startups brasileiras chegariam mais bem preparadas para o evento e com mais condições de gerar negócio”, explicou.

Após seleção pelo Sebrae, em conjunto com a Apex-Brasil, as empresas participam de treinamento para capacitação específica para se apresentarem aos interessados e investidores que participam no evento. Como as empresas estão divididas geograficamente, o treinamento foi online.

As startups aprenderam como se comportar para obter a melhor resultado de negócio dentro do formato do TechCrunch Disrupte. Na grade de aulas, por exemplo, as empresas vão aprender técnicas de storytelling, para conseguir contar suas histórias em um minuto.

O evento

O TechCrunch é um grupo multimídia, dedicado à cobertura jornalística de temas relacionados à tecnologia, inovação e startups, além de deter um sólido banco de dados com informações do setor, que subsidiam pesquisas estatísticas para empresas. Seus canais de comunicação online recebem mais de 37 milhões de acessos por mês.

O TecCrunch organiza diversas conferências em diversas regiões do mundo, dentre elas as chamadas de Disrupt, realizadas anualmente em Nova York e San Francisco. Esses encontros são referências globais que discutem o que tem de mais novo e avançado em tecnologia no mundo.

Entre as startups catarinenses estão:

A Meus Pedidos (www.meuspedidos.com.br) fornece agilidade e organização para representantes comerciais, substituindo os catálogos impressos e blocos de pedido por tablets e smartphones. Seu aplicativo mobile reúne tudo que um representante precisa para organizar seu dia-a-dia. A plataforma também facilita a entrada dos pedidos de venda nas indústrias, integrando com o software de gestão da indústria e realizando o cadastro automático do pedido para faturamento.

A mobLee (www.moblee.com.br) cria apps que mudam a forma como pessoas vivenciam eventos. Startup de Florianópolis, já forneceu o app oficial das 10 maiores feiras do Brasil, incluindo Salão do Automóvel e Bienal Internacional do Livro de SP. Esses apps para smartphone, disponíveis para os sistemas Android e iOS, têm como foco facilitar a vida do visitante e fornecer insights importantes aos organizadores de eventos.

A Winker (www.winker.com.br) é uma plataforma de integração em condomínios. Com milhares de usuários, a ferramenta simplifica a gestão do síndico e facilita as relações entre condôminos – promovendo benefícios através do coletivo. De um jeito simples, é possível encontrar o prestador de serviços certo para fazer uma obra, com a tranquilidade de conhecer a opinião dos vizinhos que já o contrataram.

A Hiper (www.sistemahiper.com.br), a principal ferramenta do varejo é a frente de caixa e toda venda deve seguir a legislação estadual e deve ser concretizada com a emissão de um documento fiscal, seja o cupom fiscal, a nota fiscal do consumidor eletrônica (NFC-e) ou a nota fiscal eletrônica (NF-e). O empresário e seus gestores precisam monitorar o resultado das vendas, analisar o estoque dos produtos e gerenciar as receitas e despesas. Com o Hiper, todas as informações são consolidadas e disponibilizadas através de relatórios e ferramentas de gerenciamento no PC, smartphone e tablet.

A Outclass (www.outclassapp.com) é um aplicativo mobile que conecta estudantes, pais, professores e instituições de ensino fornecendo as informações da vida acadêmica do aluno no smartphone, via integração com os softwares de gestão educacional.

O We Crowdcasting (www.wecrowdcasting.com) é uma startup que acredita que pessoas comuns são capazes de criar notícias por meio de fotos, textos, vídeo ou áudio usando para isso seus smartphones. Usando a tecnologia criada pelo We, jornais, revistas, blogs, sites dentre outros veículos de comunicação, poderão transformar seus leitores em repórteres que irão contribuir colaborativamente na construção da informação.

A Truevision (www.truevisionx.com) é a única empresa brasileira especializada em tecnologia para daltônicos, oferecendo soluções para facilitar o dia a dia destes indivíduos e melhorar a sua experiência com o uso de cores. O primeiro produto é um conector para monitores e televisores que altera a imagem destes dispositivos para realçar as cores para os daltônicos, permitindo melhor eficiência no seu trabalho e conforto em sua casa.

O Asaas (www.asaas.com) viabiliza que autônomos e pequenos empreendedores emitam cobranças com boletos, em menos de um minuto, sem que precisem falar com seus bancos, gerentes ou quaisquer outros fornecedores. Além disso, o Asaas conta com um sistema automático de comunicação por email, SMS e ligações telefônicas. Ainda oferece uma solução perfeita para recorrência de pagamentos.

A YouHome (www.youhome.com.br) é uma startup focada em soluções móveis para o mercado de imóveis. As soluções YouHome permitem que os corretores de imóveis realizem suas tarefas diárias de forma simples e rápida utilizando o tablet ou smartphone, tendo ou não conexão com a Internet. Apresentar sua carteira de imóveis, fazer anotações, enviar emails, gerenciar clientes, controlar agenda são algumas das várias funcionalidades disponíveis.

The post 30 startups brasileiras participam do Disrupt 2014 appeared first on Economia SC.

Via: economiasc.com.br