Santa Catarina possui uma base empresarial diversificada setorialmente, fato considerado como uma das principais qualidades do Estado. Foto:Bunge/ Divulgação
Jéssica Sant’Ana
Com um ambiente empresarial multissetorial, Santa Catarina é sede de 43 empresas que estão entre as mil maiores do Brasil, de acordo com ranking elaborado este ano pelo jornal Valor Econômico em parceria com a Serasa Experian e a Fundação Getulio Vargas (FGV-SP). Em particular, das 50 maiores companhias da região Sul, o Estado tem ao todo 10 representantes.
Os resultados colocam Santa Catarina como o 6º Estado em maior número de representantes na lista e também em participação na receita líquida das maiores companhias, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.
Os polos regionais bem distribuídos e as diversas vocações produtivas são as características apontadas por especialistas como diferenciais. “Se considerarmos as 300 maiores empresas do país – em termos de receita líquida – 10 delas localizam-se em solos catarinenses, apresentando uma diversidade setorial, com destaque para setores de alimentos, mecânico, energia, metalurgia, plástico, agropecuária, comércio varejista e têxtil”, afirma o professor da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Lauro Mattei.
Essa diversificação empresarial também é apontada pelo supervisor técnico do Dieese/SC (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos de Santa Catarina), José Álvaro Cardoso, como uma das fortalezas da economia catarinense. “Ter uma economia bastante competitiva e manter a participação entre as mil maiores do País já é positivo, especialmente no pós-crise internacional de 2008. A alta participação da indústria no PIB, o povo trabalhador e os baixíssimos níveis de pobreza são as qualidades locais”, analisa.
A consultora da Fiesc (Federação das Indústrias de Santa Catarina), Graciella Martignago, destaca a capacidade empreendedora do Estado, o que permite manter-se em crescimento mesmo em um momento de desaceleração da economia. Ela afirma, ainda, que os investimentos contínuos garantem a manutenção das empresas catarinenses nos rankings nacionais. “Elas investem, principalmente, em desenvolvimento de processos e produtos. Além disso, planejam a longo prazo, pois não adianta olhar a curto prazo em um cenário de crise.”
Para continuar crescendo, as empresas devem investir em inovação. Foto: Plínio Bordin/Tractebel/Divulgação
O investimento em inovação deve ser o foco das empresas para continuar crescendo, afirmam os especialistas consultados pelo Portal EconomiaSC. Luiz Fernando Furlan, ex-ministro de Estado do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – que palestrou no almoço do Lide SC (Grupo de Líderes Empresariais de Santa Catarina) realizado na última terça-feira, dia 30 – acredita que é necessário agregar valor, diversificar mercados e criar marcas, pois isso gera confiabilidade.
O supervisor técnico do Dieese/SC defende a formação dos trabalhadores. “É importantíssimo investir em educação básica e em formação profissional para ter empresas de alta produtividade e qualidade da produção”, diz José Álvaro.
No âmbito público, a consultora da Fiesc ressalta a necessidade de investimento em infraestrutura, como aeroportos, rodovias e ferrovias, para aumentar a produtividade. O professor da UFSC, Lauro Mattei, acrescenta que os três elementos chaves para mobilizar capital são: possibilidade concreta de taxas de retorno do capital investido, o que é verificado dado a base empresarial existente no Estado; infraestrutura básica (energia, transportes, comunicações); e mão-de-obra que atenda às exigências atuais do mercado.
O ranking foi divulgado na edição 2014 do anuário Valor 1000, publicado em agosto último. A lista é construída com base nos demonstrativos de resultado de 2013 e através dos indicadores de desempenhos definidos pelo Valor Econômico em parceria com a Serasa Experian e a FGV-SP.
Clique aqui e confira as entrevistas com a Bunge, Tractebel, Aurora e Celesc, empresas com sede em SC que estão entre as melhores classificadas no ranking estadual.
The post 43 empresas de SC estão entre as maiores do País appeared first on Economia SC.
Via: economiasc.com.br