Leilão da energia proveniente da Usina Megawatt Solar acontece no dia 30 deste mês. Foto: Grupo Fotovoltaica – UFSC/Divulgação
No próximo dia 30, a Eletrosul vai promover o leilão para venda da energia proveniente da Usina Megawatt Solar – projeto de 1 megawatt-pico de potência instalada com o qual a empresa ingressou no segmento fotovoltaico de forma inovadora, integrando a planta de geração à sua sede administrativa, em Florianópolis (SC). Por se enquadrar na modalidade de energia incentivada, os compradores terão desconto de 80% na Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD) ou de Transmissão (TUST). O edital do leilão e o termo de adesão estão disponíveis no site da Eletrosul.
As empresas interessadas – que tanto podem ser concessionárias de serviço público de geração, como comercializadoras de energia ou, ainda, consumidores livres e especiais – deverão entregar a documentação de inscrição até as 18 horas do próximo dia 27. Os inscritos poderão participar de uma simulação do leilão, que será no formato eletrônico, no dia 29, às 10 horas, mesmo horário em que está previsto o início do leilão, no dia 30.
No primeiro leilão de energia solar fotovoltaica realizado pela Eletrosul, serão comercializados 800 MWh/ano, divididos em 16 lotes de 50 MWh/ano, com início de suprimento em janeiro de 2015 e duração de 10 anos. Considerando as peculiaridades do projeto, foi estipulado preço mínimo de R$ 280,00/MWh.
Os compradores dessa energia verde poderão aplicar a marca da Usina Megawatt Solar em materiais institucionais durante o período de vigência do contrato. Também poderão pleitear o Selo Solar – certificação do Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas na América Latina (Ideal) e Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) -, agregando ao seu negócio o conceito de sustentabilidade com investimento reduzido em energia incentivada.
Megawatt Solar
A Eletrosul iniciou a operação da Usina Megawatt Solar, em fase de testes, em junho deste ano, e obteve autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para operar comercialmente, a partir de 25 de setembro. A usina é composta por mais de 4 mil painéis fotovoltaicos, instalados na cobertura do prédio e estacionamentos da sede da empresa, totalizando uma área de 8,3 mil metros quadrados.
Há aproximadamente 10 anos, a empresa vem investindo fortemente em pesquisas para o desenvolvimento tecnológico da geração solar fotovoltaica e iniciou, este ano, estudos do potencial de radiação no Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Rondônia.
The post Eletrosul faz leilão de venda de energia de usina appeared first on Economia SC.
Via: economiasc.com.br