14 out 2014

Inadimplência fecha setembro com menor alta do ano

Índice teve aumento de 3,84% em relação a setembro de 2013, dizem CNDL e SPC. Foto: Divulgação

Índice teve aumento de 3,84% em relação a setembro de 2013, dizem CNDL e SPC. Foto: Divulgação

No mês de setembro, o número de consumidores brasileiros com dívidas em atraso desacelerou: o indicador, que em agosto subiu 5,09% na base anual, agora registra um aumento menos intenso de 3,84% em relação a setembro do ano passado. Este é o menor avanço apurado desde o início de 2014, de acordo com o indicador mensal de inadimplência do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Ainda assim, a alta foi mais forte do que a registrada em setembro de 2013, quando o crescimento foi de 2,89%. As duas entidades também estimam que ao final de setembro havia aproximadamente 54 milhões de CPFs de adultos registrados em serviços de proteção ao crédito de todo o país.

O recuo da inadimplência na base anual também teve reflexos na base mensal: o número de consumidores com dívidas em atraso caiu 1,14% entre setembro e agosto deste ano. Esta queda mensal, de acordo os dados do SPC Brasil, representa a retração mais intensa para os meses de setembro desde o início da série histórica.

Por conta do aumento do número de regularização de pendências, a quantidade de dívidas em atraso registradas na base do SPC Brasil em setembro registrou queda de 1,16% em relação a agosto. Esta é a primeira retração mensal da quantidade de dívidas em atraso desde dezembro de 2013. Na base de comparação anual — setembro de 2014 ante setembro de 2013 –, houve aumento de 5,07% no número de dívidas registradas.

The post Inadimplência fecha setembro com menor alta do ano appeared first on Economia SC.

Via: economiasc.com.br