14 out 2014

Indústria de tecnologia está na pauta da Futurecom

Entre os temas de destaque na Futurecom estão o futuro do 5G e falta de mão de obra qualificada para a indústria da tecnologia. Foto: Divulgação

Entre os temas de destaque na Futurecom estão o futuro do 5G e falta de mão de obra qualificada para a indústria da tecnologia. Foto: Divulgação

Depois de dois anos no Rio de Janeiro, o Futurecom, maior evento de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da América Latina, está sendo realizado em São Paulo desde segunda-feira, dia 13, e segue até quinta-feira, dia 16. Quinze mil participantes de 52 países devem circular pelo centro de convenções Transamérica Expo Center. “A expectativa é de um público 15% maior em relação à última edição”, diz Luis Alberto Veiga, VP da Provisuale, empresa organizadora do evento.

Na ocasião, os principais executivos do setor se reúnem para discutir os desafios do mercado. Entre os temas de destaque estão o futuro do 5G e falta de mão de obra qualificada para a indústria da tecnologia. O evento, que terá uma área de mais de 22 mil metros quadrados de exposição, é referência pelo Congresso Internacional, que conta com mais de 300 palestrantes e quatro mil congressistas.

Confirmaram presença nomes globais como Marco Patuano, CEO da Telecom Itália; Hans Vestberg, CEO da Ericsson e Cristiano Amon Co-Presidente da Qualcomm; além de líderes do mercado brasileiro e latino-americano como os presidentes e diretores das agências reguladoras da Argentina, Colômbia, Panamá e Equador e Saul Kattan Cohen, CEO da ETB da Colômbia e Pedro Cortez, CEO da Telefônica Venezuela.

Entre as autoridades de governo brasileiras confirmaram presença o ministro das Comunicações Paulo Bernardo e o presidente da Anatel, João Batista de Rezende. Os presidentes das principais operadoras do país também marcam presença. Antônio Carlos Valente (Telefônica/Vivo), Zeinal Bava (Oi), Carlos Zenteno (Claro), José Formoso (Embratel), Amos Genish (GVT) e Luis Alexandre (Algar) vão discutir a situação do mercado de telecomunicações.

A edição deste ano do Futurecom dará destaque ainda à inovação com a popularização da terceira plataforma. Trata-se de um conjunto de tecnologias e serviços relacionados com as quatro chaves que norteiam o investimento das empresas nos próximos anos: cloud computing, big data, social business e mobilidade. “São conceitos interligados e que, de uma forma ou de outra, respondem à necessidade imperativa de tornar as informações corporativas disponíveis em qualquer dispositivo, a qualquer hora e local”, afirma Laudálio Veiga Filho, presidente da Provisuale. “Também abre espaço para temas sensíveis, como o Marco Civil da internet e a neutralidade da rede”, complementa.

Concurso de start-ups

Como acontecido na última edição, o inovador concurso de start-ups será realizado pela segunda vez durante o Futurecom, agora com uma parceria estratégica com a Startup Farm. Dez startups com atuação em temas relevantes de tecnologia serão selecionados criteriosamente pelo perfil e atratividade para apresentar seus planos de negócios a um comitê de investidores. “O Brasil tem oportunidades de inovação e sinergia com empresas de tecnologia aqui instaladas. Por isso criamos o Start-up Session, para incentivar o empreendedorismo e as sinergias existentes”, diz Laudálio.

Serviço

Futurecom 2014

De 13 a 16 de outubro

Transamérica Expo Center

Avenida Doutor Mário Vilas Boas Rodrigues, 387

Informações: www.futurecom.com.br

The post Indústria de tecnologia está na pauta da Futurecom appeared first on Economia SC.

Via: economiasc.com.br