Em nível nacional, o comércio varejista registrou crescimento de 1,1% no volume de vendas e de 1,3% na receita nominal. Foto: Divulgação
O resultado da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo IBGE, nesta quarta-feira, dia 15, revela que Santa Catarina teve uma queda de -5,1% no volume de vendas em agosto, na comparação com agosto de 2013, sendo o pior percentual de vendas entre todas as unidades da federação pesquisadas. Em nível nacional, o comércio varejista registrou crescimento de 1,1% no volume de vendas e de 1,3% na receita nominal.
No acumulado de 12 meses, mais uma redução neste indicador – de 2,2% em julho para 1,2% em agosto, sendo este último o menor valor desde novembro de 2003. Quanto à receita nominal, a variação acumulada em 12 meses é de 7,4%, o resultado mais baixo desde novembro de 2006, quando fechou em 7,1%.
Para a Fecomércio SC, os resultados da última PMC mostram que o comércio varejista no Brasil recuperou-se do mês de julho, quando a queda foi de -1,1%, por causa dos efeitos da Copa do Mundo, que reduziu os dias úteis. O aumento observado no país no mês de agosto, portanto, está relacionado ao baixo parâmetro de comparação com o mês anterior.
Considerando este cenário, é esperado que o indicador de vendas ainda apresente resultados negativos, se comparado com agosto de 2013, como é o caso dos dados do Estado. Somam-se também a esta queda o aumento da restrição ao crédito, as elevadas taxas de juros e as perspectivas de deterioração da renda e de emprego por parte das famílias brasileiras.
A PMC de agosto de 2014 ainda registrou variação positiva em oito das dez atividades pesquisadas, em comparação com julho: equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (7,5%); tecidos, vestuário e calçados (3,2%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (2,5%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,6%); combustíveis e lubrificantes (1,4%); móveis e eletrodomésticos (1,3%); livros, jornais, revistas e papelaria (0,9%); material de construção (0,2%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,1%) e veículos e motos, partes e peças (-2,5%).
Entretanto, na relação agosto14/agosto13, houve variação negativa no volume de vendas de cinco das oito atividades do varejo: hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-1,7%); móveis e eletrodomésticos (-7,5%); tecidos, vestuário e calçados (-1,2%); livros, jornais, revistas e papelaria (-8,9%); e equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-6,8%).
The post SC tem índice de vendas mais baixo do País appeared first on Economia SC.
Via: economiasc.com.br