21 out 2014

Fazenda libera dados econômicos de municípios de SC

 A liberação é válida por 30 dias a partir do dia 22 de outubro. Foto: Divulgação

A liberação é válida por 30 dias a partir do dia 22 de outubro. Foto: Divulgação

Após decisão judicial que concedeu a Joinville o direito de acesso às informações do movimento econômico, a Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina liberou os dados aos demais municípios do Estado. Uma portaria regulamentando a decisão vai ser publicada no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira, dia 21. A liberação é válida por 30 dias a partir do dia 22 de outubro. Os usuários se comprometem a manter o sigilo das informações.

A Fazenda alerta que o acesso concedido aos representantes de municípios e de Associações de Municípios será monitorado como forma de garantir o direito dos contribuintes ao sigilo econômico fiscal. “A Fazenda é cautelosa e hesitou em abrir os dados a terceiros. Mas como fomos legalmente obrigados a liberar o acesso a Joinville, decidimos pela igualdade de tratamento aos municípios”, afirma Ari Pritsh, assessor da Fazenda para assuntos de movimento econômico.

Em julho, o município de Joinville pediu na Justiça o direito de acesso às informações de movimento econômico de outros municípios para fazer a análise e comparação dos dados e questionar o Índice de Participação dos Municípios no repasse do ICMS (IPM). A decisão do Tribunal de Justiça foi favorável ao município.

Do total de ICMS arrecadado pelo Estado, 25% são distribuídos entre as prefeituras. Deste montante, 15% são divididos igualmente e 85% partilhados de acordo com o movimento econômico de cada cidade. A apuração do movimento econômico, também conhecido como Valor Adicionado (VA), é fator preponderante na definição do índice de participação dos municípios na arrecadação do ICMS (IPM).

The post Fazenda libera dados econômicos de municípios de SC appeared first on Economia SC.

Via: economiasc.com.br