24 out 2014

Confiança do consumidor recua 1,5% em outubro

O índice atingiu 101,5 pontos, o menor nível desde abril de 2009, afirma FGV. Foto: Divulgação

O índice atingiu 101,5 pontos, o menor nível desde abril de 2009, afirma FGV. Foto: Divulgação

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) recuou 1,5% entre setembro e outubro deste, ao passar de 103,0 para 101,5 pontos, menor nível desde abril de 2009. Houve piora da satisfação com a situação presente e das expectativas em relação aos meses seguintes. Os dados foram divulgados hoje, dia 24, pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/Ibre).

“Com o resultado de outubro, o índice retoma a trajetória declinante iniciada em novembro do ano passado – que havia sido temporariamente interrompida em julho passado. A preocupação com o mercado de trabalho e a inflação ainda parecem ser dominantes nas avaliações dos consumidores.”, afirma Viviane Seda, coordenadora da pesquisa da FGV/IBRE.

A principal influência para a queda do ICC neste mês foi a avaliação negativa dos consumidores em relação à situação financeira da família no momento. O indicador que mede o grau de satisfação dos consumidores com as finanças pessoais recuou -2,3% em relação a setembro e -3,4% no trimestre, atingindo 104,3 pontos, o pior nível desde julho de 2009 (102,4). A proporção de consumidores que avaliam a situação atual como boa diminuiu de 20,7% para 19,2%, enquanto a dos que a julgam ruim aumentou de 13,9% para 14,9%.

Com relação às perspectivas futuras, o ânimo dos consumidores em relação à compra de bens duráveis voltou a cair, após um breve ensaio de recuperação em setembro. O indicador que mede a intenção de compras de bens duráveis nos seis meses seguintes recuou -3,6% para 81,1 pontos, menor nível desde fevereiro de 2012 (80,5 pontos). A parcela de consumidores projetando maiores gastos diminuiu de 14,3% para 14,1%; a dos que preveem menores gastos avançou de 30,2% para 33,0%.

A Sondagem de Expectativas do Consumidor é feita com base numa amostra com cerca de 2.100 domicílios em sete das principais capitais brasileiras. A pesquisa procura captar o sentimento do consumidor em relação ao estado geral da economia e de suas finanças pessoais. A coleta de dados foi realizada entre os dias 01 e 21 de outubro. (FGV/Ibre)

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Via: economiasc.com.br