Marcos Luz está à frente da presidência do Núcleo Catarinense de Decoração há dois anos. Foto: NCD/ Divulgação
Por Alana Pastorini
Com seis regionais espalhadas por Santa Catarina, o NCD (Núcleo Catarinense de Decoração) deve fechar o ano com saldo produtivo de ações e promete muitas novidades para 2015. Ao todo são 140 empresas do segmento de arquitetura e decoração divididas entre as regionais e com 4, 5 mil profissionais cadastrados.
Envolvido em meio ao novo posicionamento da entidade, que a partir de agora estará focado na participação de todos que abrangem a cadeia de negócios, o presidente Marcos Luz, em entrevista exclusiva ao Portal EconomiaSC, apresentou um panorama das atividades deste ano e dos últimos 15 anos. Falou sobre investimentos, importância econômica e profissional do NDC, adiantando também que no dia 5 de novembro, a entidade deve promover a primeira convenção dos lojistas. O objetivo é a troca de experiências e informações com o empresariado catarinense.
Quais as estratégias propostas para 2015?
Várias. A ideia é criar um novo NCD com a participação de todos que envolvem a cadeia de negócios, sejam os lojistas, especificadores, clientes finais, entidades de ensino, entidades de classe e até mesmo a imprensa. Já temos o planejamento estratégico desenhado e, em breve, estaremos disponibilizando novas ações e ferramentas para viabilizar a nova proposta. Para isto também mudamos a logomarca da instituição, que agora é amarela, representando um novo momento, uma nova fase. O grande marco da mudança será este ano com a inédita e primeira convenção dos lojistas nucleados que acontecerá no próximo dia 5 de novembro, criando uma maior integridade e troca de experiências e informações de empresários do segmento de toda Santa Catarina.
Existem investimentos previstos?
Sim. Toda a arrecadação é revertida em benefícios para a cadeia de negócios gerando segurança e satisfação para todos. Teremos investimentos em programas de capacitação e desenvolvimento para as equipes de lojas e profissionais especificadores, viagens técnicas, ações sociais com o criado NCD solidário e eventos regionais de integração, além de investimento em qualificação das empresas associadas, o que resulta em melhoria para clientes especificadores e finais de cada loja. Outra ideia é levar dicas e informações de decoração e design regional com marketing de conteúdo e de forma estruturada para os clientes finais.
Quantas pessoas fazem parte do grupo?
O NCD é constituído pelas lojas associadas. Atualmente são 140 empresas do segmento de arquitetura e decoração do Estado divididas em seis regionais distintas: Oeste, Blumenau, Sul, Florianópolis, Litoral e Regional Norte. Trabalhamos com nosso cadastro de especificadores, entre arquitetos e designers de interiores de toda Santa Catarina e que hoje somam mais de 4.500 profissionais.
O senhor pode fazer um balanço das atividades deste ano?
Foi um ano bastante produtivo. Dentre as ações podemos destacar a estruturação do escritório central que poderá dar maior apoio aos associados. Criamos uma nova regional no Norte, que atenderá Joinville e região, que veio completar a incursão do NCD no mapeamento do Estado. Fizemos uma viagem técnica internacional para Santiago do Chile, com os profissionais e lojistas. Foi uma experiência muito rica em conhecimento. Consolidamos também nossa revista própria com matérias e projetos de nossas regiões, valorizando o profissional especificador catarinense. Tivemos novos e diferentes eventos regionais, sempre criativos e de muita integração. Além disso, implantamos ações solidárias com a criação do NCD solidário e ousamos agora criar um novo modelo de negócio baseado em estudos e consultorias especializadas. Desta forma aproveitaremos o que foi construído até aqui, mas inovando para crescer e ter um diferencial.
Na sua visão, o que o NDC poder fazer de diferente no próximo ano?
Como já comentei, o ano será diferente porque teremos um novo planejamento estratégico para seguir. Mais desenvolvimento e de um número bem maior de pessoas. Mais pulverização dos benefícios prestados pelo Núcleo. Envolvimento com outras entidades para crescermos juntos e ações sociais para ajudarmos a quem precisa.
Qual a importância do grupo para a economia do Estado?
Acredito ser grande, pois somos geradores de negócios e incentivadores. Exemplos que nestes anos de atuação evoluímos muito e fortalecemos o segmento em todo o Estado. Ajudamos a trazer lojas de renome para o mercado catarinense e conseguimos fazer que tanto o cliente final quanto o cliente especificador, faça negócios na sua região. A troca de informações e planejamento entre os nucleados também favorece o fortalecer do mercado local.
Qual é a importância do grupo aos profissionais envolvidos?
A possibilidade de desenvolvimento, seja através de cursos, viagens, mídias eletrônicas, integração e relacionamento entre lojistas e profissionais do segmento. Cito também a possibilidade de trocar informações e o apoio técnico que eles têm.
Qual é a avaliação que o senhor faz do grupo frente aos 15 anos da instituição?
É uma avaliação muito positiva, visto o crescimento que a entidade teve nos últimos anos e de todas as ações que fazemos durante o período. Evoluímos de forma regrada, mas consistente e isto dá força para seguirmos em frente fazendo mais e melhor e colaborando com o desenvolvimento de toda a nossa região. O NCD é um dos únicos núcleos do País que abrange todo o Estado e consegue manter os serviços prestados e a integração entre todos por ter uma estrutura de apoio forte, dividida com sua equipe interna, diretores de evento, diretores de marketing, diretor executivo, diretor financeiro, vice-presidente e presidente e diretores regionais. Ficamos orgulhosos de fazer, com muito trabalho e dedicação, uma entidade referência.
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Via: economiasc.com.br