31 out 2014

Florianópolis atinge meta do Ideb em 22 escolas

educacao-criança estudando

Ideb é uma nota de 0 a 10 que representa a qualidade da educação, sendo ele é o principal indicador da qualidade da educação brasileira. Foto: Divulgação

Nos anos iniciais, das 25 escolas municipais analisadas em Florianópolis, 22 atingiram a meta proposta pelo Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Destas, em 14, o índice cresceu e, em 16 escolas, o Ideb ficou acima de 6.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) disponibiliza os dados a cada dois anos.A próxima divulgação do Ideb 2015, provavelmente deve ocorrer no segundo semestre de 2016.

Segundo o coordenador de projetos da Fundação Lemann, Ernesto Faria, embora as instituições apresentem melhoras na qualidade do ensino, ainda há importantes desafios a serem vencidos. Das 25 escolas, nove devem manter o desempenho, quatro precisam melhorar, dez estão em situação de atenção e duas em caráter de alerta.

“Quando existem muitas escolas em situação de alerta ou atenção, a rede terá desafios porque isso significa que a forma como o ensino é conduzido hoje nestas redes não está sendo o suficiente para colocar as escolas no patamar de qualidade esperado para alcançarmos, em 2021, uma educação de qualidade”, afirma Lemann. A argumentação do profissional também foi embasada com a participação de profissionais da agência Meritt, parceira da fundação.

O alerta, de acordo com avaliação do QEdu, fica para 8% das instituições que deixaram de apresentar melhoras no índice. Ou seja, não atingiram a meta, não cresceram e não atingiram o Ideb 6, precisando melhorar sua situação para garantir mais alunos aprendendo e com um fluxo escolar adequado.

O Ideb é uma nota de 0 a 10 que representa a qualidade da educação, sendo ele é o principal indicador da qualidade da educação brasileira. Também é formado de dois componentes, o aprendizado em português e matemática e o fluxo escolar.

A cada dois anos, o Brasil e cada escola, município e estado conhecem o seu Ideb e podem compará-lo com as metas individuais que devem atingir até 2021. O objetivo é que, em conjunto, o país alcance o Ideb 6.0 para os anos iniciais do ensino fundamental.

O nome das escolas, bem como suas metas e notas alcançadas estão disponíveis no site do QEdu, um portal com informações sobre a qualidade do aprendizado em cada escola, município e estado do Brasil. O site foi criado pela startup Meritt em parceria com a Fundação Lemann para mostrar números sobre aprendizado dos alunos e qualidade de ensino de forma visual e gratuita.

The post Florianópolis atinge meta do Ideb em 22 escolas appeared first on Economia SC.

Via: economiasc.com.br