Giovana Kindlein
O Banco Central apresentou nesta segunda-feira, dia 17, em Florianópolis a sua mais nova ferramenta para o cidadão. Qualquer pessoa física que tenha conta bancária e queira acessar suas operações de crédito poderá fazê-lo cadastrando-se no Sistema Registrato, no site do Banco Central. O cadastro é simples como qualquer outro que você já tenha feito, a exemplo daqueles em bancos e companhias aéreas.Com o Registrato, que incorpora os padrões de segurança de identificação eletrônica do cliente bancário dos serviços de internet banking, o cidadão terá acesso aos dados sobre dívidas acima de R$ 1 mil, inclusive as de cartões de crédito.
Até hoje parapara ter acesso a esses relatórios, o cidadão tinha que ir obrigatoriamente a uma unidade do BC ou fazer uma solicitação por carta com firma reconhecida em cartório e cópias dos documentos autenticadas. Por ano são emitidos aproximadamente 35 mil relatórios desse tipo e a demanda cresce cerca de 20% ao ano.
O objetivo da nova ferramenta, de acordo com a equipe do Banco Central, é contribuir para a melhoria na qualidade do crédito e também auxiliar o cidadão no gerenciamento das finanças pessoais.
Gestão financeira
Para acessar o sistema, o cliente bancário que faz uso de internet banking deverá seguir os seguintes passos:
Primeiro passo: Acessar a página do Registrato no endereço eletrônico do BC, selecionar a opção “Clientes bancários que fazem uso de internet banking” e clicar no link “1 – Obter a frase de segurança”.
Segundo passo: Inserir o CPF, o nome de um banco com o qual tenha relacionamento (internet banking), a data de nascimento e o nome da mãe. Feito isso, o sistema irá fornecer uma frase de segurança.
Terceiro passo: Validar a frase de segurança, fornecida pelo sistema, no internet banking do banco indicado no momento do acesso. Para isso, será necessário clicar no ícone com o logotipo do BC em local de fácil acesso no internet banking do banco.
Quarto passo: Acessar novamente o endereço eletrônico do Banco Central, voltar à página do Registrato e clicar em “3 – Cadastrar”. Será necessário inserir o CPF, o nome da instituição financeira que validou a frase de segurança e o e-mail. Feito isso, o cadastro estará concluído e o sistema informará uma senha provisória para acesso aos relatórios.
Quinto passo: Trocar a senha provisória, acessando novamente a página do Registrato no endereço eletrônico do BC e clicando em “Acessar o Registrato”.
Os cidadãos que já possuem cadastro no BC podem acessar o sistema diretamente, bastando informar seu Usuário Sisbacen e senha. Para isso, devem clicar em “Já possuo cadastro” na página do Registrato.
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Via: economiasc.com.br