comércio eletrônico brasileiro faturou R$ 16,06 bilhões no primeiro semestre de 2014. Foto: Divulgação
Falta uma semana para o Black Friday, evento que já se consolidou como a principal data do varejo brasileiro. A partir da meia-noite de sexta-feira, dia 28, o www.BlackFriday.com.br, portal criado pelo Busca Descontos, vai reunir promoções dos maiores e-commerces do Brasil, incluindo Americanas.com, Submarino, Shoptime, TIM, Marisa, Dell, MercadoLivre, Saraiva.com, CVC e Cia Hering, entre outros.
O Busca Descontos promove uma série de datas importantes para o comércio eletrônico, as chamadas “big dates”, como Black Friday, Boxing Day, Brasil Game Day e Web Fashion Day. Em 2010, o portal recebeu investimentos do grupo europeu de marketing de performance LeadMedia para intercâmbio global de conhecimento na área de marketing digital. Essa parceria permite reunir a experiência de cada uma em marketing de performance, com foco na aquisição e fidelização de clientes.
Com foco em promoções, o portal Busca Descontos conglomera cupons de descontos, http://www.buscadescontos.com.br, reunindo ofertas dos maiores players do e-commerce nacional. O portal conta com uma base de 12 milhões de usuários cadastrados, que recebem as principais ofertas por email. O canal traz ao consumidor descontos em eletrônicos, eletrodomésticos, informática, celulares, CDs e DVDs, livros, games, vestuários, perfumes, móveis, viagens, entre outras categorias.
O comércio eletrônico brasileiro faturou R$ 16,06 bilhões no primeiro semestre de 2014, segundo a E-bit, empresa especializada no varejo digital. No entanto, os pequenos e médios varejistas online obtém uma fatia pequena desse mercado. “Durante o Black Friday o volume de buscas por lojas mais conhecidas é maior, deixando assim marcas de médio e pequeno porte com menor visibilidade. Pensando nisso, idealizamos a CupoWeek, evento que ocorre na semana anterior ao Black Friday e representa uma grande oportunidade de varejistas online de pequeno e médio porte terem espaço para aumentar suas vendas no mês de novembro, pois toda a atenção dos usuários do CupoNation estará voltada a eles”, explica Maria Fernanda Junqueira, CEO e fundadora do CupoNation Brasil.
O CupoNation (www.cuponation.com.br), site gratuito que possibilita ao consumidor utilizar cupons de desconto nas principais lojas online do país, firma parceria com nove players relevantes para criar a CupoWeek, evento que visa antecipar a Black Friday e garantir mais espaço para os pequenos e médios varejistas online.
Ao todo serão nove lojas online dos mais diversos segmentos, que oferecem descontos de até 80% em centenas de produtos. Um dos participantes, Carlos Alberto, gerente de e-commerce da TodoVino, marketplace que pertence ao grupo de importação e exportação de bebidas e alimentos Interfood, acredita que o evento é uma oportunidade para democratizar a Black Friday. “Como a Black Friday acontece um único dia, os consumidores tendem as optar pelos grandes players do mercado e comprar produtos dos segmentos de informática, eletroeletrônicos e moda & acessórios. Com isso, o consumidor age por impulso e perde a oportunidade de adquirir ótimos produtos por preços também vantajosos nos pequenos e médios players”, afirma o executivo.
Para o Carlos Alberto o faturamento da TodoVino deve aumentar significativamente com o evento criado pelo CupoNation. “Aproveitaremos que o consumidor terá mais tempo para raciocinar e procurar ofertas que lhe interessam, assim como a primeira parcela do 13º salário. Nossa expectativa é aumentar o faturamento em 30% durante a CupoWeek”, completa o executivo.
Outro portal de cupons de descontos online gratuitos e cashback, o Méliuz (www.meliuz.com.br) realizou uma pesquisa inédita com sua base de usuários, sobre a intenção de compra no Black Friday. A pesquisa mostra que dos 5576 respondentes, 74% deles pretende comprar no Black Friday ante 18% que não pretendem comprar, pois acham que os descontos não serão reais. 7% decidiram não comprar porque não estão precisando de nada no momento.
Segundo os usuários, 32% pretendem comprar seus produtos durante a madrugada do dia 27 para o dia 28, seguido pelo período da manhã (28%) e noite (23%). Apenas 16% dos entrevistados preferem fazer suas compras na parte da tarde.
Ainda em relação à pesquisa, a maioria dos consumidores (88%) indica que vão gastar até R$ 3 mil reais e apenas 7% afirma que gastará até R$ 100. Entre as lojas que estarão no Black Friday, as Lojas Americanas lideram na intenção de compras, com 65%, seguido do Submarino (56%) e Extra (47%). Walmart e Magazine Luiza estão empatados com 46%.
Durante o dia oficial do Black Friday, dia 28, o Méliuz espera que as vendas através do site aumentem. “Vendemos no dia do Black Friday o mesmo que vendemos em um mês e esperamos que o fluxo de vendas aumente de 6 a 10 vezes mais de que um dia normal. Mas acredito que esse fluxo pode chegar até 30 vezes mais no caso de grandes lojas como Submarino, Americanas e Walmart”, afirma Israel Salmem, co fundador do Méliuz.
Entre os produtos mais com maior intenção de compras, a pergunta de múltipla escolha mostra que os celulares lideram com 46%, seguido de roupas (45%) e com 42% estão empatatados calçados e eletrodomésticos.
Para divulgar as promoções da plataforma durante o Black Friday, o Méliuz irá enviar durante toda a semana emails especiais para a ocasião, além de disponibilizar um hotsite contendo os melhores preços, selecionados pela própria equipe da empresa. “Para o Black Friday, todas as 22 pessoas da equipe, inclusive os fundadores, ficarão por conta de atendimento aos clientes para garantir a excelência do serviço” completa Ofli Guimarães, co fundador da plataforma.
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Via: economiasc.com.br