Por Emerson Zappon*
Por sua própria natureza, seja de que porte for, uma organização empresarial provoca impacto em seu entorno, junto à comunidade onde esteja instalada. Em muitos casos, são milhares de pessoas envolvidas, de maneira direta ou não, pela atividade de estabelecimentos de comércio ou complexos industriais, por exemplo. Dos funcionários e suas famílias aos vizinhos, fornecedores, visitantes, prestadores de serviços, clientes, agentes públicos, é extensa a lista de segmentos que gravitam no eixo das empresas em geral e com elas interagem. Nesse sentido, não se pode medir esforços para que o impacto em questão seja, sempre, positivo, mirando na sustentabilidade.
No caso da Embraco, o preceito mencionado se traduz por um conjunto de projetos sociais, cujo mérito vem sendo avalizado por rankings de alta reputação, como é o caso do Guia Exame de Sustentabilidade, que no início de novembro, pela quarta vez, posicionou nossa empresa como uma das mais sustentáveis do país. A sustentabilidade faz parte do dia a dia da Embraco. Está presente em ações voltadas à inovação para desenvolver produtos com menos impacto ambiental e, na outra ponta, no relacionamento com as comunidades onde a empresa está inserida, por meio de projetos dedicados à educação e ao meio ambiente.
Um dos projetos mais celebrados é o Prêmio Embraco de Ecologia, que já ultrapassou as duas décadas de existência, sempre imbuído da missão de colocar a educação ambiental no centro das discussões, não apenas dentro da sala de aula, mas no âmbito das comunidades. Pelo Prêmio, oferecemos suporte pedagógico e financeiro para incorporar a consciência ambiental ao cotidiano de milhares de crianças e adolescentes. A edição 2014 está se encerrando e, mais uma vez, revela iniciativas brilhantes provenientes de instituições de ensino públicas e privadas de Joinville, com práticas de educação socioambiental que chegaram a impressionar representantes do Ministério da Educação (MEC), em recente visita à cidade.
Principal ação de investimento social da Embraco no Brasil, nestes 21 anos, o Prêmio Embraco somou 745 projetos, 99 dos quais implantados com o patrocínio da empresa, tendo beneficiado mais de 100 mil pessoas e sido classificado entre as boas práticas do Pacto Global, da Organização das Nações Unidas (ONU). Números e conquistas que muito nos orgulham, mostrando que estamos no caminho certo.
*Emerson Zappone e diretor de operações da Embraco Brasil
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