No ano, o índice acumula variação de 6,46% e, nos últimos 12 meses, a taxa registrada é de 6,70%. Foto: Divulgação
O Índice Nacional de Custo da Construção – M (INCC-M) registrou, em novembro, taxa de variação de 0,30%, acima do resultado do mês anterior, de 0,20%. No ano, o índice acumula variação de 6,46% e, nos últimos 12 meses, a taxa registrada é de 6,70%. O INCC-M é calculado com base nos preços coletados entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência. Os dados foram divulgados hoje, dia 25, pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas.
O índice relativo a Materiais, Equipamentos e Serviços registrou variação de 0,40%. No mês anterior, a taxa havia sido de 0,43%. O índice referente à Mão de Obra registrou 0,22%, enquanto no mês anterior não havia registrado variação.
No grupo Materiais, Equipamentos e Serviços, o índice correspondente a Materiais e Equipamentos registrou variação de 0,27%. No mês anterior, a taxa havia sido de 0,53%. Os quatro subgrupos componentes apresentaram decréscimo em suas taxas de variação, destacando-se materiais para estrutura, cuja taxa passou de 0,31% para 0,13%.
A parcela relativa a Serviços passou de uma taxa de 0,05%, em outubro, para 0,89%, em novembro. Neste grupo, vale destacar a aceleração do subgrupo projetos, cuja variação passou de 0,01% para 1,46%.
Já o grupo Mão de Obra teve taxa de 0,22%, em novembro. No mês anterior, não registrou variação. A aceleração foi consequência do reajuste salarial ocorrido em Recife.
E entre as capitais, quatro apresentaram aceleração em suas taxas de variação: Salvador, Brasília, Recife e Porto Alegre. Em contrapartida, Rio de Janeiro e São Paulo registraram desaceleração. Belo Horizonte manteve a mesma taxa de variação do período anterior. (FGV/Ibre)
The post Custo da Construção sobe para 0,30%, afirma FGV appeared first on Economia SC.
Via: economiasc.com.br