Caro Leitor, o mundo tem passado por grandes mudanças e as Empresas precisam se adaptar ao novo Contexto da Mundialização do Comportamento do Consumidor que pressiona por melhores Processos Internos e este por sua vez, pressiona por novas Competências de Gestão. Para isso, a capacidade de transformar informação em ação de forma rápida passou a ser um fator crítico de sucesso. Confira quais são os erros mais comuns tomados pelas empresas. Não é nosso interesse esgotar as possibilidades sobre este assunto, apenas “provocar” uma reflexão em cada leitor sobre o Modelo de Gestão que sua Empresa adota. Vejamos as principais falhas:
1. Acreditar que basta colocar um software de gestão para controlar tudo da empresa.
2. Ausência de uma Visão de Futuro clara e compartilhada internamente.
3. Acrescentar às contas da empresa, suas contas particulares e até as contas da família, para o funcionário controlar.
4. Para cada Novo Processo, uma Nova Pessoa para executar.
5. Investir em Pessoas erradas.
6. Valor do pró-labore crescente e/ou indefinido (variável) todo mês.
7. Não registrar as entradas e saídas de dinheiro com precisão e no instante do fato.
8. Não dispor de um plano de contas gerencial (não tributário) que identifique e agrupe as principais contas da empresa (entradas e saídas no caixa e receita e despesa no demonstrativo de resultados).
9. Exigir do funcionário melhor controle, sem este dispor das condições da segurança e da autonomia para controlar o caixa.
10. Colocar o funcionário do financeiro para fazer outros serviços ou serviço externo.
11. Ausências de Processos-Chave para executar corretamente a Estratégia Empresarial ou até mesmo a ausência desta.
12. Acreditar que o saldo do caixa no final do mês é o lucro da empresa.
13. Não controlar e fazer inventários periódicos, valorizando o estoque.
14. Não dispor de controles a fim de conhecer com precisão o estoque inicial, estoque final e o custo da mercadoria vendida (ou custo da matéria prima).
15. Ausência de Uma Política de Recursos Humanos.
16. Não fazer uma reserva de caixa para despesas eventuais de final e inicio de ano.
17. Acreditar que é difícil (ou impossível) fazer uma previsão de fluxo de caixa.
18. Confundir lucratividade com rentabilidade.
19. Confundir fluxo de caixa com demonstrativo de resultados.
20. Confundir custos fixos com variáveis e vice-versa.
21. Ausência de Estudo sobre os Custos Reais da Empresa.
22. Líderes mal treinados ou sem perfil para Liderar.
23. A dinâmica do trabalho define as prioridades do dia a dia.
24. Confundir regime de caixa com regime de competência.
25. Não calcular e atualizar o capital de giro necessário para a empresa.
26. Não conhecer e nem calcular o seu ponto de equilíbrio para controle, tomada de decisões e criação de estratégias sazonais.
27. Não saber com precisão qual o lucro (ou prejuízo) da empresa.
28. Acreditar que são os funcionários que precisam da empresa (emprego).
29. Contratar mais parentes baseado somente pela confiança e/ou por pena.
30. Prescindir das novas tecnologias da informação. Como consequência dessas inconformidades, a empresa estagna, não consegue mais crescer e logo em seguida passa a entrar em declínio. Depois passa a depender de empréstimos bancários e por último passa a demitir funcionários para diminuir a folha de pagamentos. Com isso cai a produtividade e a qualidade dos serviços.
Pense nisso e até a próxima!