A Páscoa movimentará os supermercados e comércio de rua na próxima semana em Santa Catarina, embora a expectativa de gasto médio dos consumidores tenha retraído. Neste ano o catarinense pretende desembolsar R$ 151,7, recuo de 4,1% em relação ao mesmo período de 2015, segundo a pesquisa da Fecomércio SC e Federação das CDLs de Santa Catarina, que traça o perfil do consumidor e o resultado de intenção de compras.
A queda está vinculada a outro dado levantado na pesquisa: 41,7% das famílias acreditam que estão em situação pior e 34,2% igual ao ano passado. A redução da renda das famílias e a insegurança em relação ao mercado de trabalho refletem no comportamento de consumo.
“Com o aumento nos custos de produção, que impactam da indústria ao comércio, a Páscoa deste ano pode ser comedida”, confirma Bruno Breithaupt, presidente da Fecomércio. “O orçamento apertado e as incertezas fazem com o consumidor seja mais econômico nas compras, motivo pelo qual os empresários precisam apostar em estratégias e promoções para oferecer preços atrativos”, alerta Breithaupt.