O comércio de Balneário Camboriú espera um crescimento tímido das vendas para o Dia das Mães, com índices de aumento variando de 3% a 5% na comparação com o mês anterior. De acordo a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Eliane Colla, a data – celebrada no primeiro domingo de maio – é a segunda mais importante para o comércio, só perdendo para o Natal. De acordo com dados da CDL, os índices de crescimento projetados para o setor, no entanto, são insuficientes para recuperar as perdas que o comércio vem registrando nos últimos meses.
O consumidor deve gastar, em média, R$ 159,89 por presente, valor 9,6% menor do que o levantado em 2015, que havia sido de R$ 176,86 conforme aponta a pesquisa de intenção de compras realizada pela Fecomércio SC e a Federação das CDLs de SC (FCDL/SC). A queda na expectativa está relacionada à situação econômica do país, com inflação elevada, queda na confiança dos consumidores, acesso mais restrito ao crédito e desaceleração da renda. Pelo menos 40,4% das famílias declararam estar em situação pior do que o ano passado; 34,1% consideram que permanecem no mesmo patamar e 25,5% afirmaram que estão melhor financeiramente.
A presidente da CDL destaca, no entanto, que o frio dos últimos dias, rigoroso para a época do ano, deve ser um aliado para o comércio, principalmente os que atuam no ramo de confecção, na hora de definir o que comprar de presente para as mães. Além da confecção, calçados e eletrodomésticos – principalmente aquecedores de ambientes – também podem ajudar a incrementar as vendas para a data, segundo avaliação da CDL. Eliane lembra ainda que promoções especiais e bom atendimento são as características que mais atraem os consumidores a escolher uma loja para comprar o presente para as mães, independente de valores.