10 maio 2016

Descubra cinco motivos para não usar o WhatsApp em vendas

 

Estamos em um momento em que é preciso inovar para vender mais. Os clientes querem ser surpreendidos e buscam agilidade. As informações surgem de forma instantânea, as novidades chegam rápido. A ansiedade em esperar a resposta de uma carta escrita e postada nos Correios é coisa do passado; hoje se a resposta demorar cinco minutos ou mais gera a mesma expectativa que antigamente podia demorar até meses.

Alguns vendedores já estão adotando ferramentas e aplicativos de mensagens instantâneas para a comunicação com os seus clientes como é o caso do WhatsApp. O perigo surge quando acontece o primeiro ruído na comunicação. Quando surge um ruído entre o vendedor e o cliente a negociação é prejudicada.

Em uma venda presencial é comum acontecer ruídos durante uma venda – um relacionamento – então imagine as possibilidades de isso ocorrer em uma venda via WhatsApp! O cliente pode ler e interpretar o texto como ele desejar, no tom que ele quiser. Uma palavra digitada errada e é possível perder o cliente para sempre. Confira cinco motivos para não usar o WhatsApp para vender:

 

1. Uso de Grupos

Quando cria-se um grupo no WhatsApp todos podem e irão escrever. O risco de gerar discussões ou o grupo perder o foco é quase 100%. Cuidado!

 

2. Conteúdo

Cuidado com imagens, com o direito autoral do conteúdo. Também precisamos ter cuidado com “memes”, assuntos diversos e polêmicos. O cliente pode aplicar uma arapuca, iniciando um assunto polêmico como por exemplo sobre futebol, religião ou política. E o que fazer? Imagine o risco!

 

3. Mão de obra

Quando inovamos usando por exemplo o WhatsApp para vender, os clientes acham que estamos disponíveis 24 horas por dia e sete dias por semana. Sim, eles têm razão. Afinal é uma ferramenta instantânea e o cliente consegue visualizar se a mensagem foi entregue e recebida e se sim, irá aguardar uma resposta instantânea. Você estará preparado e disponível 24 horas por dia?

 

4. Começou, não tem volta

Se você divulgar esse serviço de atendimento e relacionamento com os clientes, não terá volta. Depois de iniciado é difícil desistir, mesmo que dê errado.

 

5. Ligação via WhatsApp

Por diversos motivos e o principal por economia os clientes podem e irão ligar via aplicativo. A sua internet 3G ou 4G está preparada para atender com qualidade estas ligações? Uma ligação de péssima qualidade aumenta as chances de ruídos na comunicação e o cliente pode ficar irritado, procurando o concorrente por insatisfação.

Em resumo, o que parece ajudar pode prejudicar e reconquistar clientes que desistem por alguma falha na comunicação é mais difícil do que conquistar novos clientes.

* Jaques Grinberg é empreendedor, palestrante, consultor, sócio em quatro empresas e autor do livro “84 Perguntas que Vendem”

 

Fonte: Portal No Varejo