19 ago 2016

Trabalhadores do comércio terão reajuste de 9,56% nos salários

Os trabalhadores do comércio de Balneário e Camboriú e Camboriú receberão um reajuste de 9,56%. Após um período de negociação, representantes do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Balneário Camboriú e Camboriú (Sincomércio) e do sindicato dos empregados no comércio fecharam  a convenção coletiva da categoria. O reajuste salarial passa a ser calculado sobre o salário de agosto de 2015, ficando automaticamente compensado todas as antecipações concedidas até o dia 31 de julho de 2016.

 

Com o aumento, o novo salário da categoria retroativo a 1º de agosto, passa a ser de R$ 1.227,00 nos primeiros 120 dias de trabalho e de R$ 1.355, a partir deste período. Os empregados com menos de 12 meses de empresa receberão o aumento proporcional ao tempo de serviço, a razão de 1/12 avos por mês trabalhado. Além do ajuste salarial, a convenção coletiva também assegurou o aumento do bônus a ser pago aos trabalhadores que trabalharem nos feriados, além de folga em outro dia da semana.

 

Pela convenção trabalhista, fica permitido o funcionamento do comércio e prestação de serviços por parte dos empregados durante os feriados, ficando excluído apenas o domingo de Páscoa, 25 de dezembro (Natal) e o dia 1º de maio (Dia do Trabalho), este com regulamentação diferenciada para Camboriú.

Hélio Dagnoni, presidente do Sincomércio de Balneário Camboriú, explica que nos três feriados definidos em convenção não poderá haver expediente no comércio.

 

No Ano Novo (1º de janeiro), o comércio fica autorizado a trabalhar a partir das 15h. O dirigente desta ainda a importância do envolvimento dos empresários na discussão da pauta de reivindicações apresentada pelo sindicato que reúne os comerciários para o fechamento da convenção coletiva. Nos próximos dias será disponibilizado nova CCT no site do Sincomércio  (www.sincomercio.com.br ) com as informações na íntegra.