Tradicionalmente o final de ano é a festividade em que o brasileiro mais busca por melhores ofertas, e planeja suas compras do mês em todo o varejo – tanto online como físico. Levantamento feito pela plataforma de mídia mobile do varejo, AondeConvem, no Brasil, mostra que na hora de fazer as pesquisas, e planejar toda infinidade de compras de fim de ano, 70% já concentra estas atividades on-line (em sites, e aplicativos), e 30% procura informações em lojas físicas, o que comprova que a predominância do uso de ferramentas online inteligentes no nosso dia a dia.
Cerca de 72% dos consumidores faz muitas pesquisas online de melhores ofertas com a justifica de economizar dinheiro de fato, enquanto 24% consulta ofertas a fim de economizar tempo, e 3% confessou não fazer muitas buscas e realizar compras impulsivamente.
Segundo a pesquisa, 40% dos participantes afirmaram que a maior parte do orçamento doméstico de dezembro vai para gastos com o Natal. Mas uma parte considerável de 36% considera que as duas festividades têm o mesmo peso no orçamento do mês. E 23% dos entrevistados investem mais nas compras de Ano Novo. A pesquisa foi feita com 11 mil usuários do AondeConvem, que já conta com 7 milhões de usuários no Brasil.
Compras de presentes
AondeConvem levantou também os produtos mais procurados neste Natal para presentear amigos e família. As roupas despontaram na liderança com 37%, seguidas de acessórios pessoais (16%), eletrodomésticos (13%), eletrônicos (11%), perfumaria (6%) e cestas de natal (5%), entre outros.
Gasto com presentes
Em um ano de orçamento doméstico reduzido, grande parte (43%) dos participantes do levantamento pretende dedicar menos de R$ 200 para os presentes deste fim de ano, enquanto a segunda parcela mais representativa (31%) ficou na média orçamentária de R$ 200 a R$ 500. Cerca de 10% planeja manter o valor gasto de presentes entre R$ 400 e R$ 700. E a minoria de 3% respondeu que deve gastar mais que R$ 1.050, enquanto apenas 2% deve investir mais que R$ 2.100 entre os presentes.
Fonte: Portal SM