Considerada a primeira data especial do ano, que exige planejamento mais detalhado por parte do comércio, a Páscoa deve gerar aquecimento nas vendas no comércio de Balneário Camboriú. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que no período o volume de vendas deve ter crescimento de 1,3%, já descontada a inflação, na comparação com 2016. Seria o maior aumento real de faturamento para o período desde 2014, quando a variação positiva em volume de vendas foi de 2,6%, segundo a entidade. Em 2015 e no ano passado, houve quedas de 1% e 4,3%, respectivamente.
Segundo a presidente da CDL, Eliane Colla, embora não exista uma pesquisa sobre as tendências de vendas para a data, a expectativa dos associados à entidade é positiva. “Tradicionalmente os consumidores vão às compras, o que pode acontecer é que eles acabem gastando menos”, ponderou.
Ovos de chocolates e seus derivados, colomba de Páscoa, peixes e frutos do mar devem liderar as vendas para a data, segundo a presidente da CDL. Conforme pesquisa divulgada na primeira quinzena de março pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), 63% dos brasileiros entrevistados têm o hábito de presentear na data.