O auditório da CDL/Sincomércio ficou praticamente lotado na noite de quarta-feira, dia 27 de setembro, de mulheres e homens que foram participar da abertura da programação do Outubro Rosa, promovido pela CDL Mulher. O evento contou com uma apresentação do coral Amor Próprio e a palestra “Prevenção é o melhor remédio”, com o oncologista Carlos Calasans. O coral, em sua grande maioria, é formado por mulheres que estão em tratamento ou já tiveram a doença.
Calasans apresentou dados sobre a doença, fatores de risco, meios de prevenção e as formas de tratamento. Segundo o médico, o câncer de mama é um dos que mais mata no país, mas que quando descoberto no início, a chance de cura chega a 95% dos casos. “O problema do diagnóstico é que muitas mulheres procuram a ajuda médica tarde, com o câncer já avançado, com metástases (quando se espalha para outras partes do corpo) e isso torna o tratamento mais difícil”, disse.
O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre a doença e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce.