22 dez 2017

6 DICAS PRÁTICAS PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS EM 2018

As reformas dos últimos meses, a chegada das eleições e o aumento do poder de compra do brasileiro prometem fazer de 2018 um ano cheio de oportunidades, tanto em crescimento quanto em facilidade para se fazer negócios. Ainda que no Brasil seja necessário gastar 2.038 horas apenas com burocracia, ser dono do próprio negócio está nos sonhos de 44% dos brasileiros, de acordo com pesquisa do GEM (Global Entrepreneurship Monitor).

 

No entanto, Vitor Torres, CEO da Contabilizei, escritório de contabilidade, faz um alerta: “o empresário tem que usar os aprendizados da crise dos últimos anos para se planejar melhor. Reduzir custos e melhorar a eficiência é obrigação daqui para frente.” Ele preparou oito dicas para que os empresários se preparem para fazer de 2018 um grande ano nos negócios:

 

  1. Encontre os impostores dentro da sua empresa

Existem impostores do orçamento dentro de todo negócio. Reveja contratos, fornecedores, prestadores de serviço etc.

 

  1. Ganhe eficiência e facilite a sua vida

Fazer mais com menos é lei para quem quer crescer e isso pode ser traduzido em eficiência. Para alcançar isso, é preciso estar aberto aos novos recursos.

 

  1. Não seja um fantasma para a Receita

Operar regularmente no âmbito fiscal é primordial para a saúde das empresas e até para estimular um ambiente de negócios mais favorável no país como um todo.

 

  1. Regra de 5x

Uma das mais simples e efetivas regras de planejamento financeiro, que vale para qualquer negócio é a regra do 5x. Funciona assim: os gastos da empresa devem ser 5 vezes menores que o faturamento.

 

  1. De uma vez por todas: pare de misturar as coisas

A conta da empresa é a conta da empresa, a conta pessoal é a pessoal. Parece simples, mas este é um dos maiores equívocos que os pequenos empresários insistem em cometer.

 

  1. Faça, sim, promessas de ano novo, mas cumpra

De nada adianta ter na cabeça o que precisa ser feito, mas não colocar em prática com consistência. Para isso, não prometa a si mesmo mais do que pode cumprir, foque no que é prioridade e no que realmente está ao seu alcance.

 

(Fonte New Trade)