A Celesc inaugurou terça-feira, dia 30, as obras de recapacitação da subestação de Balneário Camboriú, que permitiram triplicar a capacidade instalada da subestação e promover sua conexão com o sistema de 138 mil Volts. As obras, que somaram investimento de R$ 18 milhões, incluíram a recapacitação e o reisolamento da linha de transmissão entre as subestações Itajaí Salseiros e Camboriú, cuja tensão de operação passou de 69.000Volts para 138.000 Volts. Na subestação, a Celesc substituiu equipamentos, trocou barramentos e pórticos, possibilitando operar na nova tensão.
Estrategicamente posicionada no centro de carga do município de Balneário Camboriú, a subestação atende a mais de 36 mil unidades consumidoras localizadas na orla marítima do Balneário e na região central. “Com as obras, ampliamos e tornamos a subestação uma das mais modernas de Santa Catarina. Com a instalação de equipamentos de última geração, foi possível triplicar sua capacidade sem aumentar a área ocupada”, explicou o presidente da empresa, Cleverson Siewert.
O presidente também falou sobre a importância da obra para garantir o atendimento do mercado existente e o futuro. A nova subestação está dimensionada para atender o crescimento de mercado previsto para os próximos 25 anos. A ampliação contribui, ainda, para o alívio de carga das subestações Itajaí Fazenda, que atende a Barra Norte de Balneário Camboriú e a Morro do Boi, que atende a Barra Sul.