Você já está se preparando para proporcionar aos seus clientes um Dia dos Namorados inesquecível? Lembre-se que é a terceira data que o varejo mais vende – só perde para o Dia das Mães e para o Natal. É uma oportunidade para você fortalecer sua relação com os compradores que já frequentam a sua loja, bem como para atrair novos clientes. Suas estratégias de marketing precisam atingir públicos diversos, mas com abordagens especificas para cada um deles.
Este ano, as vendas para a Copa do Mundo também podem ser beneficiadas com o Dia dos Namorados. Apesar da possibilidade de aumento das vendas, a presidente da CDL, Eliane Colla, está preocupada com os efeitos da paralisação dos caminhoneiros para o setor.
Os setores que devem apresentar maior procura são os de vestuário, alimentação, adornos pessoais, decoração, eletrônicos, joalherias, floriculturas, perfumarias, livrarias e artigos esportivos. De acordo com a entidade, os segmentos de alimentação como bares, restaurantes e a rede hoteleira também recebem maior movimento na data. Veja abaixo cinco dicas para impulsionar os seus negócios.
Mensagem única e assertiva
Este é o momento de explorar as informações que os seus clientes forneceram no momento de preencher o cadastro. Acesse a sua base e crie grupos diferentes por perfil de clientes. Mulheres, homens, casados, solteiros, entre outros, podem ser alguns desses grupos. Para cada um deles, você envia um e-mail marketing do Dia dos namorados com dicas de presentes e ações para celebrar a data. Esse cuidado é muito importante. Ninguém gosta de receber mensagens que não têm nada a ver com o seu perfil. Portanto, a campanha de e-mail marketing segmentada é uma estratégia inteligente.
Clientes especiais
Normalmente a sua receita depende de uma parcela de clientes frequentes. Segundo o Princípio de Pareto, cerca de 80% do seu lucro vem de 20% da sua base de clientes. É justo, então, que esses clientes recebam tratamento especial numa data como a do Dia dos Namorados. Afinal, eles são fiéis, consomem mais e indicam a sua loja para outros consumidores. Primeiro, é necessário identificar esses clientes e depois pensar em estratégias que lhes proporcionem experiências inesquecíveis. Imagine fornecedores de outros segmentos que façam uma parceria para beneficiar esses clientes. Por exemplo, um restaurante pode oferecer uma garrafa de vinho para a loja do seu programa de fidelidade. Para resgatar o vinho, o cliente deve consumi-lo no próprio restaurante. A parceria beneficia todos: você fortalece sua marca, o restaurante ganha um potencial cliente, que, por sua vez, sai satisfeito com a ação.
Lembre-se dos casados
Não esqueça que os casados também namoram. Mesmo os que estão casados há muitos anos. Mas as dicas de presentes e de ações para esse público mudam. São pessoas mais maduras que valorizam o companheirismo, por exemplo. Acesse a sua base para criar o grupo com esse perfil, como indicado no primeiro item. A comunicação segmentada também vale nesse caso.
Capriche nos prêmios
Além do chocolate, das flores, de um bom vinho, você pode sugerir jogos eróticos, jogos de cama, almofadas, travesseiros personalizados como prêmios na sua loja do programa de fidelidade. Ofereça um brinde ao casal premiado, talvez um café da manhã apetitoso, para ser curtido a dois; ou um jantar à luz de velas, que nunca sai de moda. O mais importante é ser estratégico para fortalecer o seu relacionamento com os seus clientes fiéis.
Novos clientes
Não esqueça que a data também é propicia para conquistar novos clientes. Depende muito de você saber aproveitar as oportunidades. Impressione na divulgação do Dia dos Namorados no ponto de venda, nas mídias digitais e por e-mail marketing. Nessa época, o clima é de harmonia seja nas relações de namorados, amizade e familiar.