Desde que o homem inventou a escrita, o registro gráfico da palavra – independente do idioma e do suporte – se constituiu como o principal instrumento de armazenamento e difusão do conhecimento. Em um papiro ou num iPad, ideias circulam, pensamentos se renovam, teorias fundamentam revoluções. Apareceu o rádio, a TV, a internet, nós mudamos a nossa forma de ler e o termo “texto” ganhou uma multiplicidade de significados. Mas ele, o livro, nunca deixou de existir.
Levando em conta essa importância, preparamos uma lista com sugestões feitas por profissionais de diferentes segmentos do mundo dos negócios. O objetivo, evidentemente, não é esgotar toda a bibliografia interessante à área de Administração, mas apresentar obras que fizeram a diferença na vida e no trabalho de gente que tem o mundo dos negócios como parte fundamental de sua vida.
1) Vantagem competitiva das nações, de Michael Porter
2) Blink: a decisão num piscar de olhos, de Malcolm Gladwell
3) Think and grow rich (no Brasil, “Quem pensa enriquece”), de Napoleon Hill
4) Como fazer amigos e influenciar pessoas, de Dale Carnegie
5) Em Frente! – Como a Starbucks lutou por sua vida sem perder a alma, de Howard Schultz (CEO da Starbucks)
6) O fim do marketing como nós conhecemos, de Sergio Zyman
7) Estratégia competitiva, de Michael Porter
8) Safári da Estratégia, de Henry Mintzberg
9) A arte da guerra, de Sun Tzu
10) O monge e o executivo, de James C. Hunter
Fonte: Portal Administradores